×
Loading ...

Produção de HDL pelo fígado no corpo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O seu fígado produz a maior parte do colesterol que seu corpo precisa. Os problemas de saúde causados pelo consumo excessivo de colesterol são, de certa forma, minimizados pela secreção de lipoproteínas de alta densidade (HDL) pelo fígado.

O fígado minimiza os problemas de saúde causados pelo excesso de colesterol (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Função

O colesterol e as gorduras não se dissolvem bem no sangue, forçando o fígado a implantar transportadores — chamados de lipoproteínas — para carregarem o colesterol.

Loading...

Identificação

O HDL e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) têm objetivos semelhantes, mas diferentes. O LDL transporta o colesterol para as células, enquanto o HDL "carrega o excesso de colesterol de volta para o fígado, que o converte em bile, que, por sua vez, é eliminada nos intestinos", de acordo com Dr. William Sears, que diz que a administração do colesterol de seu corpo depende de seus genes e dos alimentos que você ingere.

Importância

Os altos níveis de HDL indicam um sistema circulatório saudável. Já os altos números de LDL são motivos de preocupação, pois o colesterol acumula-se dentro das artérias. O HDL age para ajudar a prevenir a aterosclerose — o endurecimento das artérias.

Equívocos

Essas tarefas opostas explicam por que os médicos consideram o HDL o colesterol "bom", enquanto rotulam o LDL como "ruim". Na verdade, ambos têm um objetivo importante, mas um alto nível de LDL indica um excesso de alimentos gordurosos e um aumento no risco de doenças cardíacas.

Prevenção/solução

"A atividade física regular aumenta o colesterol HDL em algumas pessoas", diz a American Heart Association. Parar de fumar e perder peso também encoraja o fígado a produzir mais HDL.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...