×
Loading ...

Como projetar uma placa para uma loja

Se uma loja é o corpo do seu negócio, uma placa é o rosto dele. As pessoas reconhecerão e farão julgamentos de valores da loja baseados nas impressões obtidas pela placa. Para criar um impacto positivo e rentável, coloque-se no lugar de um cliente. Considere quais placas chamam a atenção dos clientes. Projetar sua própria placa, além de atrair mais consumidores, poderá também ser um exercício artístico satisfatório.

Instruções

As ferramentas de um programa de pintura podem o ajudam a refinar seu esboço inicial da placa (sign. welcome sign image by L. Shat from Fotolia.com)
  1. Calcule o tamanho da placa, com base no espaço disponível, seu orçamento e o tamanho mínimo necessário para capturar e prender a atenção de clientes em potencial. Meça o local proposto com uma fita métrica e consulte preços de fabricantes de placas. O site Significant Signs sugere que para cada 3 m de distância de visão, o tamanho deve ser de 2,5 cm. Por exemplo, se deseja que a placa esteja visível a 9 m de distância, faça as letras da placa com pelo menos 7,5 cm de altura.

    Loading...
  2. Faça um desenho em escala em um papel que represente a forma e o tamanho calculado. Por exemplo, para uma placa retangular que tenha 60 cm por 1,2 m de altura, desenhe um retângulo de 12 cm por 25 cm.

  3. Escreva anotações e tire fotos de placa de lojas similares à sua. Se possuir uma padaria, tire fotos de placas de outras padarias que competem com a sua localmente. Adicionalmente, estude os logos e design gráficos dos sites com temas de padaria.

  4. Esboce as cópias dos designs que mais gostar e, em seguida, circule levemente elementos específicos desses desgisns que pareçam essenciais e pense no porquê de serem indispensáveis. Por exemplo, as letras de uma placa podem imitar as formas do produto vendido.

  5. Faça novos esboços que preservem os elementos essenciais listados na etapa anterior e comece a eliminar os não essenciais. Por exemplo, você pode escrever o nome da sua padaria com letras que se pareçam com a forma de um pão.

  6. Escureça o esboço que mais gostar. Afaste-se a pelo menos 3 m de distância dele e perceba as impressões desse ponto de vista mais objetivo. Pergunte a si mesmo, "essa placa comunica instantaneamente que minha loja possui o que um cliente precisa?".

  7. Revise o esboço com base nas suas anotações na etapa anterior. Repita o processo de avaliação e revisão até que esteja satisfeito com o esboço.

  8. Escaneie a página em um programa de design, como o Photoshop, Gimp ou Inkscape, e faça um vetor traçando a imagem escaneada. Use as instruções na documentação do programa, para guiá-lo.

  9. Envie a imagem ao fabricante de placas usando as instruções fornecidas.

Loading...

O que você precisa

  • Programa de design com gráficos vetoriais

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...