Como projetar um snubber RC
Comstock/Comstock/Getty Images
Um snubber é um dispositivo elétrico que evita picos de tensão devido a mudanças bruscas de corrente. Estes picos de tensão, ou transientes, podem danificar o circuito e provocar faíscas e fagulhas. Um tipo de snubber elétrico é o snubber RC, que é composto de um resistor em paralelo com um capacitor. Transientes são geralmente causados por interruptores no circuito. Ao projetar um snubber, você deve projetá-lo com as características do interruptor em mente. O interruptor exato e sua freqüência de comutação devem ser conhecidos antes de projetar o snubber RC.
Como projetar um snubber RC
Step 1
Verifique se o interruptor eléctrico está na posição de "Desligado" e conectado a uma fonte de alimentação.
Step 2
Meça a tensão através do interruptor, colocando as pontas de prova do voltímetro nos terminais de entrada e de saída do mesmo. Gire a chave para a posição "On" (Ligado) e leia o valor no voltímetro. Esta é a tensão que passa no interruptor. Anote esse valor.
Step 3
Determine a corrente máxima que o interruptor pode manipular. Esses dados estão contidos na ficha de dados do interruptor.
Step 4
Calcule o valor mínimo para a resistência do snubber RC dividindo a tensão através do interruptor pela taxa máxima de corrente. Por exemplo, suponha que a medição de tensão seja de 160 volts e a corrente máxima seja de 5 ampères. Dividindo 160 volts por 5 ampères você obterá 32 ohms. Seu snubber deve usar um resistor que tenha uma resistência mínima de 32 ohms.
Step 5
Determine a freqüência de comutação, em mudanças por segundo. Por exemplo, suponha que o interruptor mude de estado 50.000 vezes por segundo, ou 50 KHz. Este valor é determinado pelos desenvolvedores do circuito, e devem estar disponíveis na documentação do mesmo.
Step 6
Calcule a capacitância do snubber multiplicando a frequência de comutação pelo valor ao quadrado da medição de tensão adquirida no passo 2. Tome o inverso deste número (isto é, divide-se um pelo valor). Por exemplo, dada uma frequência de comutação de 50 kHz e uma tensão de 160 volts, a equação fica assim:
C = 1 / (160^2) x 50.000 = 780 pF
Mais Artigos
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Mike Wallace began writing professionally in 2009. He is currently employed as a software engineer who designs, develops and tests software systems. He holds a Bachelor of Science in computer engineering and a Master of Science in electrical and computer engineering from California State University, Chico.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images