Como dimensionar um capacitor para um motor elétrico?
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
A diferença entre ligar ou não um motor elétrico está na escolha certa do tamanho do capacitor. Um motor precisa de uma pequena energia para começar a rotacionar seu eixo de metal. O capacitor é usado para dar este empurrão inicial, pois armazena energia para quando o motor precisar. O tamanho do capacitor depende da energia que o motor precisa para começar a trabalhar e a voltagem aplicada no mesmo.
Step 1
Ligue o multímetro digital. Mude a escala de medição para tensão "DC" (CC) que está representada pela letra maiúscula ''V" com dois riscos em cima.
Step 2
Encoste a sonda vermelha (positiva) do multímetro no terminal positivo da bateria que energiza o motor e a sonda preta (negativa) do multímetro no terminal negativo. Anote a voltagem lida. Por exemplo, pode ser 11.5 volts.
Step 3
Multiplique 0.5 vezes o quadrado da tensão. Chame este resultado de ''x''. Continuando o exemplo, você tem que ''x'' é 0.5 vezes 11.5 volts vezes 11.5 volts, que é igual a 66.1 volts quadrados.
Step 4
Divida a energia necessária para ligar o motor, em joules, por ''x'' para obter o tamanho do capacitor, medido em farads. A energia para ligar o motor é encontrada na documentação ou escrito no próprio motor. Assumindo que esta energia é de 0.00033 joules, você irá dividir 0.33 por 66.1, que será igual a 5.0 vezes 10^-6 farads. O símbolo ''^-" representa um expoente negativo.
Step 5
Converta a capacitância para microfarads dividindo por 10^6, ou um milhão, uma vez que um microfarad é igual a um milionésimo de um farad. O microfarad é a unidade de medição para capacitores. Completando o exercício, tem-se 5.0 vezes 10^-6 farads dividido por 10^6 microfarads por farad, ou 5.0 microfarads.
Referências
- "Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics"; Raymond A. Serway and John W. Jewett; 2009 [em inglês]
- Universidade Estadual da Georgia: Energia armazenada em um capacitor [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
William Hirsch started writing during graduate school in 2005. His work has been published in the scientific journal "Physical Review Letters." He specializes in computer-related and physical science articles. Hirsch holds a Ph.D. from Wake Forest University in theoretical physics, where he studied particle physics and black holes.
Créditos Fotográficos
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images