×
Loading ...

Como dimensionar um capacitor para um motor elétrico?

A diferença entre ligar ou não um motor elétrico está na escolha certa do tamanho do capacitor. Um motor precisa de uma pequena energia para começar a rotacionar seu eixo de metal. O capacitor é usado para dar este empurrão inicial, pois armazena energia para quando o motor precisar. O tamanho do capacitor depende da energia que o motor precisa para começar a trabalhar e a voltagem aplicada no mesmo.

Instruções

Use um multímetro digital para ajudar a dimensionar o tamanho do capacitor (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ligue o multímetro digital. Mude a escala de medição para tensão "DC" (CC) que está representada pela letra maiúscula ''V" com dois riscos em cima.

    Loading...
  2. Encoste a sonda vermelha (positiva) do multímetro no terminal positivo da bateria que energiza o motor e a sonda preta (negativa) do multímetro no terminal negativo. Anote a voltagem lida. Por exemplo, pode ser 11.5 volts.

  3. Multiplique 0.5 vezes o quadrado da tensão. Chame este resultado de ''x''. Continuando o exemplo, você tem que ''x'' é 0.5 vezes 11.5 volts vezes 11.5 volts, que é igual a 66.1 volts quadrados.

  4. Divida a energia necessária para ligar o motor, em joules, por ''x'' para obter o tamanho do capacitor, medido em farads. A energia para ligar o motor é encontrada na documentação ou escrito no próprio motor. Assumindo que esta energia é de 0.00033 joules, você irá dividir 0.33 por 66.1, que será igual a 5.0 vezes 10^-6 farads. O símbolo ''^-" representa um expoente negativo.

  5. Converta a capacitância para microfarads dividindo por 10^6, ou um milhão, uma vez que um microfarad é igual a um milionésimo de um farad. O microfarad é a unidade de medição para capacitores. Completando o exercício, tem-se 5.0 vezes 10^-6 farads dividido por 10^6 microfarads por farad, ou 5.0 microfarads.

Loading...

O que você precisa

  • Multímetro digital
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...