×
Loading ...

Como fazer o seu próprio dominó de palavras

Dominó é um jogo simples o suficiente para crianças e estratégico o suficiente para adultos aproveitarem também. O dominó tradicional testa habilidades simples de matemática, mas você também pode usá-lo para ensinar estudantes a rimar, conectar compostos das palavras e construir sentenças fortes. Embora o dominó de palavras não esteja disponível comercialmente, você poderá facilmente fazê-los em casa. Crianças de todas as idades aproveitarão uma folga dos seus estudos "de verdade" para jogar este jogo de palavras divertido.

Instruções

Dominós de palavra são uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre rimas e composições das palavras (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Decida que tipo de dominó de letras você quer fazer. As possibilidades variam de palavras que rimam até partes da fala. Escreva uma lista de 80 a 100 palavras para usar nas peças. Por exemplo, se escolher rimas, escreva coisas do tipo: gato, rato, voar, andar, certo, perto e assim por diante.

    Loading...
  2. Usando a régua e o marcador, desenhe uma grade na cartolina. Cada seção da grade deve medir cerca de 7,5 cm de comprimento por 3,8 cm de largura. Você precisará da metade da quantidade de retângulos sobre as palavras que tiver. Por exemplo, se tiver 100 palavras, precisará de 50 retângulos.

  3. Corte os retângulos e divida cada um sobre o centro com uma linha reta.

  4. Escreva uma palavra de cada lado do retângulo. As palavras em cada cartão não podem corresponder de acordo com as regras do seu jogo. Por exemplo, para rimas, escreva palavras que não rimem em cada lado. Combine "pipa" com "chapéu" e assim por diante.

  5. Escreva com letras bem formadas. As crianças, especialmente as mais jovens, com necessidades especiais ou falantes de outras línguas, exigem uma letra bem escrita. Escreva tudo em letras minúsculas; cerca de 90% de todas as letras que você vê são em letra minúscula. Dominós em letras minúsculas ajudam os estudantes a se familiarizarem com a aparência das letras.

Loading...

Dicas

  • Jogue os dominós, como normalmente, combinando as letras, ao invés de números. Atribua cada palavra a um número de pontos, já que os dominós não têm pontos numerados para adicionar.

O que você precisa

  • Caderno
  • Caneta
  • Cartolina colorida
  • Régua
  • Marcador
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...