Como fazer seu próprio gel para plantas em desenvolvimento

O gel de amido de milho protege as sementes enquanto elas germinam

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se você tem dificuldades de lidar com pequenas sementes pré-germinadas, suspenda-as com gel para que fiquem mais fáceis de trabalhar. Este método se torna especialmente importante se você tem um estoque pequeno de sementes ou se elas são caras. O gel também ajuda a criar um ambiente uniforme. As lojas de jardinagem vendem fitas para sementes feitas de papel biodegradável fino para desempenhar esta função, mas você pode fazer seu próprio gel em casa usando ingredientes comuns da cozinha.

Step 1

Misture uma colher de sopa de amido de milho e 1 xícara de água fria em uma panela. Essa proporção garante que a consistência do gel será grossa o suficiente para suspender as sementes.

Step 2

Cozinhe a mistura em fogo médio, mexendo constantemente para prevenir a formação de caroços. Quando a mistura ferver e parecer translúcida, desligue o fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Step 3

Transfira o gel para uma sacola plástica pequena e empurre-o para um canto da sacola. Retire o máximo de ar que conseguir do plástico e sele-o.

Step 4

Corte o cantinho da sacola plástica onde o gel está acumulado. O buraco deve ser um pouco maior do que o tipo de sementes que você quer plantar.

Step 5

Tire mais ou menos 1,5 m de papel toalha, deixando os destaques fixados. Dobre o papel nos destaques e corte-os em tiras de aproximadamente 1,2 cm de comprimento.

Step 6

Jogue um pouco de gel no papel toalha e coloque uma semente no globo de gel. Verifique a distância apropriada para o tipo particular de semente e deixe o espaço entre cada monte de gel e semente. Espere até que o gel seque e seja absorvido pelo papel toalha.

Step 7

Cave um buraco na terra para colocar as sementes. Deite o papel toalha no buraco e cubra com terra. O gel irá dar umidade para as sementes enquanto elas se estabelecem no solo.

eHow Brasil
×