Como fazer o seu próprio monômetro

••• Manometer image by jopri-foto from Fotolia.com

Um manômetro pode ser qualquer dispositivo capaz de medir pressão. Há muitos tipos manômetros, embora o termo particularmente se refira a um instrumento que utiliza uma coluna de líquido, a menos que especificado de outra forma. Um aparelho de coluna de líquido utiliza um tubo cheio de determinado líquido para medir a diferença de pressão entre as duas extremidades do tubo. Este tipo de manômetro normalmente mede a pressão de um gás, ou a redução da pressão de vácuo parcial. Um manômetro simples pode ser construído até mesmo em experimentos escolares.

Passo 1

Conecte o tubo de plástico cuidadosamente em torno do comprimento da prancha utilizando os fixadores de tubos. Certifique-se de que a tubagem faz um uma dobradura em formato de "U" plana e uniforme em torno da extremidade da prancha, de modo que o tubo não fique torcido.

Passo 2

Posicione a prancha contra uma superfície vertical, assim como numa placa. Use o fio de prumo para garantir a prancha está exatamente verticalizada. Martele um prego na prancha ou utilize outros meios para que haja uma boa adesão à placa.

Passo 3

Coloque, aproximadamente, 100 ml de água na proveta. Acrescente corante o suficiente até que a água apresente uma cor viva de vermelho, misture bem. Coloque a água com cuidado no tubo.

Passo 4

Coloque um dispositivo de medição ao lado do manômetro, na extremidade oposta ao que mostra a pressão. Coloque o dispositivo no ponto zero com a superfície do líquido, prenda bem tudo com a fita. O dispositivo de medição pode ser uma régua ou um papel grafado, dependendo da aplicação específica.

Passo 5

Anexe uma fonte de pressão positiva a uma extremidade do manômetro com um selo hermético. A pressão pode então ser medida em centímetros de água.

Mais recentes

×