Como fazer seu próprio slide para guitarra
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images
Se você toca guitarra de blues, bluegrass ou country, provavelmente está familiarizado com o conceito de "slide". O músico coloca um pequeno pedaço de tubo de metal ou de vidro em um dedo na mão esquerda e desliza sobre as cordas, para produzir sons de vibrato brilhantes e oscilantes. Embora existam muitos slides comerciais disponíveis, os primeiros foram feitos a partir de tubos de metal ou vidro descartados. Com algumas precauções de segurança, você poderá fazer o seu próprio slide, perfeitamente funcional.
Step 1
Escolha o material para o seu slide. Diferentes materiais produzem diferentes tons, quando pressionadas as cordas do instrumento. Slides de aço ou cromo produzem tons pesados e brilhantes. Slides de gargalos de garrafas de vidro, bronze ou cobre produzem um som suave e doce. No entanto, a maior parte dos slides comercialmente disponíveis de "vidro" é realmente feita de pirex, que não tem o peso necessário para produzir a ressonância.
Step 2
Meça o comprimento necessário de tubo com o dedo. A maioria dos guitarristas destros usa o slide sobre o anel ou o dedo mindinho da mão esquerda. Um comprimento-padrão é a base a partir da articulação do dedo, até a ponta da unha, deixando apenas de 3 mm a 4 mm da ponta do dedo saliente, a partir da extremidade. Comprimentos variam e alguns músicos gostam do slide curto, permitindo tocar notas com slides nas cordas superiores, mantendo as cordas graves abertas, para ressonância.
Step 3
Passe a fita crepe em volta da área do tubo que você planeja cortar. Isso evitará que ele rache, se for de vidro, e retardará a transferência de calor, se for de metal, permitindo que segure a peça firmemente sem se queimar. Deixe cerca de 3 mm a 4 mm de excesso em qualquer extremidade, possibilitando limá-lo para uma borda suave.
Step 4
Prenda o tubo na morsa, firme o bastante para mantê-lo firme. Ligue a ferramenta cortante e cuidadosamente mova para trás e para frente, até a borda da fita adesiva, gradualmente desgastando as bordas da peça, até ficar livre da peça principal.
Step 5
Deixe as bordas esfriarem e então use as limas para tirar as bordas afiadas, nos pontos cortantes. Comece com a lima mais pesada, cubra todas as bordas e use a próxima lima. Repita o processo com a próxima lima, até que todas as rebarbas sejam removidas e as beiras, lisas.
Referências
Dica
- Se a sua ferramenta rotativa portátil conter um anexo de polimento, encaixe-a e use-a, para suavizar as extremidades do slide.
Advertência
- Sempre use proteção para as mãos e os olhos, quando usar ferramentas elétricas.
Sobre o Autor
Matt Gerrard began writing in 2002, initially contributing articles about college student culture to "The Gateway" magazine, many of which were republished on the now-defunct Plinth blog. Since then, Gerrard has worked as a technician for musicians, educators, chemists and engineers. He holds a Bachelor of Arts in music technology from DeMontfort University.
Créditos Fotográficos
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images