Quais os alimentos que podem ser comidos segundo a Bíblia?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Devido à popularidade da Dieta da Bíblia, muitas pessoas estão querendo saber o que o bom livro considera comestível. O Antigo Testamento estabelece regras sobre o consumo de alimentos, alegando que algumas carnes são "impuras" e não devem ser tocadas. Estes textos também trazem à tona a dieta que os israelitas respeitavam antes e depois que o cristianismo entrou em cena.

Árvores que dão sementes

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

No Jardim do Éden, as árvores que foram plantadas lá deram frutos segundo a sua semente. Gênesis 1:29 na Nova Versão Internacional diz: "Disse Deus: Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês." Estas árvores incluem figos, tâmaras, azeitonas, romãs, maçãs, nozes e até mesmo a amêndoa e o pistache.

Plantas que dão sementes

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Genesis também menciona plantas que produzem sementes que estão sendo colocadas no planeta especificamente para serem consumidas como alimentos. Feijões e lentilhas são mencionados várias vezes nos livros a seguir, assim como a cevada, milho, espelta e uvas. Vinho, em certa medida, é uma extensão dessa categoria pois as uvas são o ingrediente principal. Embora a maioria das plantas produzam algum tipo de semente, este grupo refere-se à maioria que cresce acima do solo em arbustos, videiras e outras plantas.

Plantas campestres e especiarias

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Plantas campestres são outras folhagens comestíveis que a Bíblia inclui. A Bíblia considera as plantas como o alho, cebola e outros vegetais de raízes subterrâneas completamente comestíveis. Ela menciona a coleta e o consumo de hortelã, sal e as ervas do jardim como a arruda, especificamente mencionadas em Lucas 11:42. Provavelmente o tempero mais conhecido no bom livro é a semente de mostarda, mencionada quatro vezes nos Evangelhos, assim como as parábolas do grão de mostarda e do fermento.

Carne limpa

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Levítico 11 diz que os animais que mastigam ruminando e têm cascos fendidos são limpos e podem ser comidos. Isso inclui animais como o gado, cabras, ovelhas e cervos. Os animais que têm os cascos fendidos mas não ruminam mastigando, como os porcos, são considerados impuros e não devem ser criados. Não há problema em comer peixes que tenham tanto escamas quanto barbatanas, mas eles têm que ter os dois para serem considerados limpos. Aves não predadoras, como as galinhas e as codornas, são boas para se comer.

Mais recentes

×