×
Loading ...

Quais são os cinco grupos gerais de instrumentos musicais?

Atualizado em 23 março, 2017

Instrumentos musicais ocidentais podem ser classificados em cinco categorias amplas: de cordas, de sopro feitos de madeira, percussão, teclados e metais. Dependendo da música sendo tocada, um tipo de instrumento será mais ou menos proeminente do que outros. Por exemplo, uma banda de jazz pode ter mais metais e percussão, enquanto uma orquestra clássica pode ter muito mais cordas.

Instrumentos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Cordas

Cordas são instrumentos como violino, violão, harpa e contrabaixo. Elas são tocadas tanto dedilhando quanto pinçando as cordas com os dedos, que é o caso dos violões e harpas, ou ao deslizar um arco pelas cordas, para violinos e violoncelos. No caso de um instrumento vertical (um baixo acústico), todos os três métodos podem ser usados para tocar o instrumento.

Loading...
Violino (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Instrumentos de sopro feitos de madeira

Instrumentos de sopro incluem o fagote e os oboés. Eles são tocados ao soprar ar numa palheta conectada por um cano de ar ao instrumento, que tem válvulas situadas ao longo de sua extensão para regular o fluxo de ar. Estes instrumentos são feitos de madeira, o que lhes dá um som distinto.

Clarineta (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Percussão

A forma de instrumentos de percussão mais conhecidas é a bateria. Contudo, triângulos e címbalos também são considerados instrumentos de percussão. Eles são tocados com baquetas ou com a palma plana da mão para produzir som. Címbalos são batidos uns contra os outros para produzir som, podem ser tocados com baquetas, ou com vassourinhas.

Bateria (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Teclados

A forma mais comum de teclados são pianos e orgãos. Contudo, o cravo, um instrumento da Idade Média, também é considerado um instrumento de teclado. Teclados eletrônicos são geralmente usado em jazz moderno, contemporâneo, clássico e em outras formas de música.

Piano (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Metais

Instrumentos musicais recebem este nome por causa do material geralmente usado neles. Trompetes e saxofones são exemplos comuns de instrumentos de metais. Às vezes, metais e madeiras são classificados juntos como instrumentos de sopro; contudo, a técnica para tocá-los é diferente. Ainda que tanto os instrumentos de madeira quanto os metais são tocados ao se soprar ar dentro do instrumento, os metais não usam palheta, apesar de saxofones poderem ter bocais conectados na ponta do instrumento.

Trompete (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...