×
Loading ...

Quais são os deveres de um padre ou de um capelão?

Um padre é um clérigo associado à igreja católica. Um capelão é um padre que está associado a um grupo que não é ligado a uma igreja ou missão, como um hospital ou unidade militar. Padre e capelão têm, no entanto, essencialmente as mesmas funções, embora possam trabalhar em ambientes muito diferentes.

Capelães e padres leem as escrituras para os fiéis (The priest image by professional from Fotolia.com)

Serviço de liderança

O principal dever de um padre ou capelão é liderar cultos (missas) para os cristãos. Durante uma missa, eles podem ler versículos das escrituras, fazer discursos (sermões) baseados no Novo ou Velho Testamento da Bíblia e levar os membros da congregação a cantar ou executar músicas religiosas. Padres e capelães também podem fazer anúncios para os membros da paróquia. Eles têm geralmente uma ou duas missas principais aos domingos, mas também podem ter celebrações em outros dias da semana e cumprir ocasiões especiais como casamentos.

Loading...

Entrega de sacramento

O sacramento é uma pequena bolacha ou um pedaço de pão que os cristãos utilizam para se lembrar a razão pela qual Cristo morreu. Um padre ou capelão entregará o sacramento aos membros da sua congregação durante a missa. Eles também oferecem o sacramento fora da igreja, como quando uma pessoa está morrendo.

Oficiando cerimônias

Padres e capelães podem presidir cerimônias como funerais, velórios, casamentos e batismos. Durante essas celebrações, eles podem liderar ou realizar orações e ritos específicos. Algumas dessas cerimônias, como os casamentos, exigem que o padre ou capelão assine documentos legais que demonstrem que a cerimônia foi concluída por um líder de igreja licenciado.

Aconselhamento

As pessoas podem procurar um padre ou capelão quando estão passando por momentos difíceis. O padre ou o capelão deve fornecer orientação espiritual para estes indivíduos. Isso pode incluir debates sobre o que Deus quer que a pessoa faça e aconselhamento dos indivíduos com versículos. Se mais de uma pessoa procura o aconselhamento, tal como acontece com os casais, o padre ou capelão também pode servir como um intermediário para que as pessoas possam se comunicar umas com as outras de forma eficaz e resolver seus problemas.

Deveres administrativos

Os padres e os capelães têm tarefas administrativas, tais como manter o controle de adesão na paróquia, o envio de notícias da igreja, trabalhar para equilibrar o orçamento da igreja, preparar os programas para missas, planejamento e coordenação de eventos da igreja e da comunidade com outros líderes da diocese para garantir que a igreja está cumprindo as normas da denominação. Nas igrejas maiores, alguns destes deveres podem ser delegados aos coordenadores, contadores ou secretários.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...