×
Loading ...

Quais são os diferentes tipos de orquestra?

Orquestras são tão variadas quanto as músicas que tocam, que vão desde óperas e música clássica até o jazz contemporâneo e temas de filmes. A orquestra é uma antiga forma de arte. Começou com pequenos grupos de músicos há mais de dois mil anos atrás e evoluiu até tornar-se grupos de até 100 artistas. Há três tipos de orquestra: sinfônica, de câmara e de cordas, que expõem audiências em todo mundo à novas experiências culturais e musicais todos os anos

Uma orquestra pode ter até cem músicos (orchestra image by Pedro Luis from Fotolia.com)

Sinfonia

Uma orquestra sinfônica é formada por grupos de 50 a 100 músicos, e contém instrumentos de corda, sopro, percussão e metais. O número médio de músicos em uma orquestra completa é 80. Uma orquestra moderna pode ser formada por nove instrumentos de sopro, 10 metais, 12 instrumentos de percussão e entre 50 e 60 instrumentos de corda. Não é raro que uma cidade tenha mais de uma orquestra — Nova Iorque tem uma orquestra sinfônica e uma filarmônica, que têm estrutura idêntica e nomes diferentes para diferenciá-las. Orquestras sinfônicas tocam diversos tipos de música, desde música clássica até trilhas de filmes e jazz, e são sempre conduzidas por um maestro.

Loading...

Orquestra de câmara

A orquestra de câmara é a versão reduzida da orquestra sinfônica, tendo menos de 50 músicos. O nome significa que a orquestra é pequena o suficiente para caber na sala de câmara de uma residência particular ou salão público. Cada parte da música é tocada por um único instrumentista, enquanto nas orquestras sinfônicas, cada parte é tocada por dois ou três músicos. A exceção é o número de instrumentos de corda, geralmente o mesmo das orquestras sinfônicas. O tipo de música tocada por esses dois tipos de orquestra é idêntico. As orquestras de câmara também são conduzidas por um maestro.

Instrumentos de corda

A menor orquestra é a de cordas, formada apenas por instrumentos de corda como violino, viola e violoncelo. Uma orquestra de cordas geralmente é composta por oito instrumentos, podendo chegar a 12 ou 18, adicionando violinos extra. Seu repertório é composto por composições especiais, escritas exclusivamente para instrumentos de corda, a maioria delas em estilo clássico ou barroco. Por seu tamanho reduzido, não requer um maestro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...