×
Loading ...

De quais dois fatores a força da gravidade depende?

A gravidade é a força atrativa entre dois corpos; é ela que mantém a lua em órbita ao redor da Terra e nossos pés no chão. A força da gravidade pode ser mais forte ou mais fraca dependendo de dois fatores: massa e distância.

A massa da lua é menor do que a da Terra, por isso que os astronautas pesam menos na superfície dela (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Massa

A massa é o primeiro fator que determina a força gravitacional. Existem duas massas a se considerar ao determinar a quantidade de gravidade: quanto mais massa tiver cada um desses dois corpos, maior será a atração entre eles. Por exemplo, a massa da Terra é maior do que a da lua. Isso significa que uma pessoa, que tem o mesmo peso aqui e na lua, passará por uma força gravitacional maior na Terra do que na lua já que o planeta tem massa maior. Júpiter tem uma massa maior que a Terra, portanto sua força gravitacional é muito maior do que a nossa.

Loading...

Distância

A distância entre os dois objetos desempenha um grande papel na determinação da quantidade de força gravitacional entre eles. Quanto mais longe os objetos estão, menor a atração gravitacional entre eles. Os planetas, por exemplo, quanto mais longe uns dos outros, menor a atração existente entre eles. No entanto, isso também se aplica em outras circunstâncias. Por exemplo, você sentirá uma maior força gravitacional de pé na superfície da Terra do que se estiver voando em um balão de ar quente, embora a diferença seja pequena. Isso ocorre porque o balão de ar quente está a uma distância maior do centro de massa do planeta.

Fórmula

A fórmula da força gravitacional é o produto das massas multiplicado pela constante gravitacional dividido pelo quadrado da distância, ou F = G (m1 x m2) / r ^ 2. F representa a força gravitacional. G é a constante gravitacional. M1 é a massa do objeto um. M2 é a massa do segundo objeto. R é a distância entre os dois corpos. A constante gravitacional G é 6,67 x 10 ^ -11 Nm ^ 2 / kg ^ 2.

Proporcionalidade

A experiência da força gravitacional difere proporcionalmente entre os dois fatores. A massa dos objetos é diretamente proporcional à quantidade de força gravitacional. Por exemplo, se a massa do objeto um for dobrada, a quantidade de força gravitacional também dobra. A força entre os objetos é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Isso significa que, se a distância entre os dois objetos dobrar, a força gravitacional entre eles seria apenas um quarto mais forte do que era na distância original.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...