Quais são os feriados nacionais e o que se comemora em cada um deles

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Mal o ano começa e vamos direto ao calendário verificar os feriados e em que dia da semana ocorrem. A maioria das pessoas torce para que os feriados não "caiam" em fins de semana, possibilitando mais dias de descanso. Os feriados nacionais são decretados por leis federais e são: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Há ainda datas móveis em função da Páscoa, como o Carnaval, Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi, estabelecidas por leis municipais. Veja os principais feriados nacionais e seus significados.

Overview

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Mal o ano começa e vamos direto ao calendário verificar os feriados e em que dia da semana ocorrem. A maioria das pessoas torce para que os feriados não "caiam" em fins de semana, possibilitando mais dias de descanso. Os feriados nacionais são decretados por leis federais e são: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Há ainda datas móveis em função da Páscoa, como o Carnaval, Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi, estabelecidas por leis municipais. Veja os principais feriados nacionais e seus significados.

1º de Janeiro - Dia da Confraternização Universal

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Feriado nacional também conhecido como Dia da Paz Mundial ou da Fraternidade Universal. Em quase todo o mundo a data é celebrada como um dia de reflexão e união, onde as pessoas reúnem-se para desejar umas às outras um ano de paz e tempos melhores para todos. Na véspera, comemora-se a entrada de um novo ano com muita festa, fogos e reunião de família e amigos. No Brasil, essa data também é chamada de Ano Novo ou Réveillon.

Terça-feira de Carnaval

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Uma das maiores festividades do país, o Carnaval brasileiro atrai muitos turistas. Em cada região há diferentes manifestações, como o frevo em Pernambuco ou as escolas de samba no Rio de Janeiro, considerada pelo Guinness Book, a cidade com o maior Carnaval do Mundo. Não é feriado nacional, mas faz parte das festividades com datas móveis e ocorre 47 dias antes do domingo de Páscoa. A origem da celebração remonta aos anos entre 600 e 520 a.C., das comemorações realizadas pelos gregos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e colheita.

Paixão de Cristo

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

A Sexta-Feira da Paixão é outro feriado decretado por lei municipal, que faz parte do calendário. Com data móvel, antecede sempre a Páscoa, primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março (equinócio do outono). A Páscoa é uma festa cristã bastante comemorada pelas famílias, que se reúnem para a ceia, frequentam igrejas e celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Há ainda a tradicional troca de ovos de chocolate, que faz a alegria de todos e simboliza o renascimento.

21 de Abril – Tiradentes

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Feriado nacional vinculado à história política do país. Nesse dia, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi executado por liderar a Inconfidência Mineira (1789), um dos principais movimentos nacionalistas que lutavam pela Independência do País, na época ainda colônia de Portugal.

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A data é comemorada em vários países do mundo, como um momento de confraternização dedicado às classes trabalhadoras. O dia foi escolhido em homenagem a oito operários presos e enforcados em Chicago (EUA) no ano de 1886, por liderarem manifestações reivindicando a redução da jornada de trabalho e melhores condições de trabalho. No Brasil é feriado nacional desde 1925, por decreto do presidente Artur Bernardes e nessa data ocorrem exposições, shows e outras celebrações em homenagem aos trabalhadores.

Corpus Christi

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Feriado religioso, com data móvel contada 60 dias após a Páscoa. Corpus Christi significa em latim “Corpo de Cristo”. A data comemora a importância da Eucaristia, que representa o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Ocorre sempre numa quinta em referência à Quinta-Feira Santa, quando durante a última ceia, Jesus disse a seus apóstolos que celebrassem sua lembrança com pão e vinho. No Brasil, a data é comemorada com missas, vigílias, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. Há em certos lugares a confecção de tapetes coloridos e com motivos religiosos, dispostos nas ruas por onde os fiéis passarão.

7 de Setembro - Independência do Brasil

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Feriado nacional onde ocorrem desfiles cívicos e comemorações pela data em que o país se tornou independente de Portugal, em 1822. Nesse dia, D. Pedro passava por Santos em viagem a São Paulo, quando recebeu uma carta avisando que Portugal anulava a Assembleia Constituinte e o obrigava a retornar à metrópole. Irritado com os últimos acontecimentos, D. Pedro pronunciou a famosa frase de “Independência ou Morte”, o que iniciou o processo de emancipação do Brasil. Logo depois ele se tornou Imperador do Brasil.

12 de Outubro - Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Feriado nacional que comemora o dia da santa padroeira do país. Conta a história que em 1717, humildes pescadores da região de Guaratinguetá, em São Paulo, não estavam conseguindo sucesso com sua pesca e ao lançarem suas redes no Rio Paraíba do Sul, encontraram uma imagem de uma santa sem cabeça. Numa segunda tentativa resgataram a cabeça. Depois do encontro da imagem completa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, os peixes vieram em abundância. Em 1834 foi iniciada a construção da primeira Basílica (antiga) e em 1955 foi entregue a Basílica Nova, que atualmente abriga a imagem original da santa.

2 de Novembro - Finados

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

A data se destina a reverenciar a memória das pessoas falecidas. Nesse dia, feriado nacional, são rezadas missas e feitas orações pelos entes queridos que morreram. O dia foi escolhido por ser imediatamente após primeiro de novembro, dia de Todos os Santos. Os religiosos acreditavam que as pessoas ao morrerem se purificavam, mesmo não sendo canonizados como santos. Desde o século 5 a Igreja passou a dedicar um dia para rezar pelos seus mortos e a partir do século 11 isso se intensificou por exigência papal.

15 de Novembro – Proclamação da República

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos extinguiu nesse dia, em 1989, o período monárquico e instalou a República. O movimento se passou no Rio de Janeiro, onde era localizada a capital do Império. O Brasil passou a ter um novo regime político, com um presidente provisório, que naquele momento foi o próprio Deodoro. D. Pedro 2º e a família imperial retornaram à Europa.

25 de dezembro - Natal

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Mal chega dezembro e o clima de festa já começa, na preparação para comemorar esse feriado nacional que celebra o nascimento de Jesus. O Natal passou a ser uma festa de todas as pessoas, que se reúnem desde a véspera (dia 24 de dezembro) para uma ceia em família. Ocorre troca de presentes e é um dos feriados mais esperados do ano.

Mais recentes

×