×
Loading ...

Quais são os tipo de ferramentas e materiais usados em artesanato e marcenaria?

Trabalhos de artesanato e marcenaria utilizam uma grande variedade de ferramentas e materiais para criar peças decorativas, móveis e equipamentos. Algumas peças de artesanato, como por exemplo um colar de contas, necessita apenas de ferramentas pequenas, enquanto que para fazer um armário é necessário uma grande quantidade de ferramentas mais pesadas. Os materiais que serão usados em trabalhos manuais vão depender da criatividade de quem está fazendo.

Artesanato e marcenaria podem ser feito usando as duas mãos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ferramentas manuais

Ferramentas manuais geralmente são usadas para trabalhos que exigem menos força e mais precisão. Em marcenaria, trabalhos de acabamento e cortes de encaixe são sempre feitos com modeladores de madeira e um pequeno serrote. Peças artesanais podem utilizar também agulhas, cortador de vidro, máquina de tear, e prensas.

Loading...

Ferramentas eletrônicas

Ferramentas elétricas auxiliam a evitar um trabalho muito pesado, principalmente na marcenaria. Entalhadores eletrônicos e plainas elétricas retiram a superfície dura da madeira e alisam as tábuas, deixando-as prontas para serem usadas na construção de móveis precisos. Serras elétricas economizam tempo e trabalho na hora de cortar as tábuas de madeira. Para que o resultado seja bom, você deve sempre fazer a manutenção as ferramentas eletrônicas, checando se estão afiadas e se não estão enferrujando. Por elas serem muito potentes, o mau uso pode trazer danos irreparáveis ao seu projeto, assim como perigo para a sua segurança.

Tábua

Marceneiros utilizam muitos tipos diferentes de madeira. Madeira secas em estufa podem ser compradas em marcenarias e são boas para construir armários. Quando a madeira é seca em estufa, sua umidade fica reduzida para 7%, assegurando assim que ela não irá empenar, dilatar ou encolher depois que já estiver moldada no móvel. Alguns marceneiros, particularmente os que fazem cadeiras, preferem trabalhar com madeira verde. Marceneiros mais tradicionais são capazes de construir cadeiras a partir do pó que se solta quando uma árvore é derrubada. A madeira verde é mais fácil de ser manipulada.

Materiais de artesanato

Trabalhos de artesanato utilizam uma grande variedade de materiais. Máquinas de costura e tricoteiras usam linha, fio e tecido e às vezes até mesmo criam esses materiais elas mesmas junto com fiandeiras e tecelãs. Máquinas de fusão de vidro usam vidro derretido e forno, enquanto outras trabalhos usam vidro colorido. Muitas pessoas começam a fazer artesanato ainda crianças e usam materiais que já tem em casa, como retalhos, jornais, cola e macarrão e com eles criam criativas obras primas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...