×
Loading ...

Quais os impactos ambientais negativos do uso de painéis solares?

Acredita-se que grande parte das necessidades de energia do mundo poderia ser alcançada inteiramente pela energia solar. Independentemente dos efeitos negativos sobre o meio ambiente, painéis solares são considerados a melhor fonte de energia alternativa. Esse tipo de energia é, de longe, a melhor opção, comparada ao uso excessivo atual do carvão, pois ela não é poluente e gera pouco dano ambiental, quando está em operação - mas, essa opção não está totalmente isenta de problemas e preocupações.

Os painéis solares podem ser mais "verdes" (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Motivo de preocupação

Os painéis solares são feitos principalmente de silício, que é um produto seguro e natural da Terra, sendo o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre (depois do oxigênio). Ele não apresenta muito risco quando se trata de painéis solares, mas os componentes químicos combinados com o silício causam preocupação, pois a maior parte deles é altamente tóxica.

Loading...

Substâncias tóxicas

Os "Centers for Disease Control and Prevention" (Centros de controle e prevenção de doenças) listam centenas de produtos químicos e advertências para os perigos destes vários elementos, juntamente com os sintomas que poderiam ocorrer com o contato com os mesmos. O "National Institute for Occupational Safety & Health" (Instituto nacional de segurança e saúde ocupacional) apoia estes resultados, relatando que os produtos químicos utilizados na fabricação de painéis solares têm o potencial de causar danos graves ao ambiente. A lista de produtos químicos perigosos e causadores de câncer utilizados na construção de painéis solares é extensa e alarmante.

Preocupações com a eliminação

O cliclo de vida e capacidades de reciclagem de painéis solares também são incertos e preocupantes. O "Silicon Valley Toxics Coalition", um grupo de vigilância sediado na Califórnia, tem levantado questões de consciência sobre os resíduos de painéis solares. A quantidade de equipamentos elétricos sendo eliminada diariamente está crescendo exponencialmente. Se nenhum plano bem desenvolvido para eliminação desses resíduos for colocado em prática, haverá consequências ambientais graves, incluindo a toxicidade, aterro e questões trabalhistas.

Lixo eletrônico é uma preocupação crescente (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Energia e emissões

A fabricação de painéis solares em última análise requer uma quantidade imensa de energia - ironicamente, a partir da energia produzida pelo carvão. Mesmo com uma consciência cada vez maior e vontade para reduzir as emissões industriais, elementos contaminadores (principalmente mercúrio) são inevitavelmente liberados no ambiente durante o processo de fabricação de painéis solares. O mercúrio é uma substância tóxica, conhecida por prejudicar o funcionamento do cérebro humano. A queima do carvão também libera compostos orgânicos voláteis a uma taxa de mais de 30 mil toneladas por ano na produção de apenas uma fábrica de painéis solares. Esses compostos orgânicos são conhecidos por causar câncer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...