A invenção da máquina de fiar lã

A roda de fiar revolucionou a produção de lã

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Durante tempos remotos, as pessoas criavam lã à mão com um fuso (uma ferramenta com peso usada para fiar as fibras, formando a lã) e uma roca (um pino usado para enrolar e armazenar a lã). Estes dois dispositivos permitiam que alguém fabricasse lã para tecer e tricotar as roupas de uma família. O desenvolvimento da roda de fiar, seguida pela "spinning jenny", pela máquina de fiar hidráulica e pela "mule", transformou o jeito em que a lã era criada e pavimentou o caminho para o nascimento da indústria têxtil.

A roda de fiar

Embora historiadores não tenham certeza sobre quem inventou a roda de fiar, alguns concordam que sua criação tenha ocorrido em algum momento entre 500 e 1000 d.C. Estes historiadores acreditam que alguém na China ou na Índia tenha posicionado o fuso horizontalmente e agregado uma roda ao mecanismo para produzir lã mais rapidamente. A roda de fiar chegou à Europa no século 12, e sua forma continuou a evoluir.

A "spinning jenny"

Diz a lenda que James Hargreaves, um tecelão, fiador e carpinteiro, desenvolveu a ideia da spinning jenny ao observar sua esposa, Jenny, fiar a lã em uma roda de fiar. Um acidente fez com que a roda caísse de lado. A imagem da roda de fiar apoiada de lado deu a Hargreaves uma ideia: ele poderia criar uma máquina com fusos colocados de pé ao lado um do outro. Tal máquina poderia fiar diversos fios de lã ao mesmo tempo, ao invés do fio único que uma roda de fiar básica produzia. Hargreaves criou sua spinning jenny em algum momento por volta de 1767.

A máquina de fiar hidráulica

Richard Arkwright é conhecido por ter criado a "water frame", uma máquina de fiar hidráulica, em 1769, pouco depois que a spinning jenny começou a ser usada. A water frame era uma grande roda de fiar com múltiplos fusos, alimentada totalmente pela água. Com essa invenção, a produção de lã ficou mais eficiente e a roda de fiar tornou-se obsoleta. A produção de lã e tecidos deixou de ser uma tarefa do lar e passou a ser uma indústria.

A "mule"

A spinning jenny e a máquina de fiar hidráulica eram eficientes e funcionais, mas nenhuma delas podia fiar lã em fios suficientemente finos para criar tecidos como a musselina. Samuel Crompton inventou a "mule" em 1779, depois de passar a infância fiando lã para ajudar sua mãe viúva. A mule conseguia fiar 275.000 metros de lã a partir de 450 g de algodão. Antes disso, o máximo que qualquer um conseguia fiar a partir da mesma quantidade de algodão eram 65.000 metros.

eHow Brasil
×