×
Loading ...

Quais organismos apresentam cefalização?

A cefalização é descrita como o processo pelo qual os organismos desenvolvem uma cabeça distintiva. Esta contém um grupo concentrado de nervos, ou cérebro, que controla o resto do organismo, bem como órgãos especializados em consumo e percepção, como bocas, olhos e orelhas. Os organismos cefalizados exibem uma divisão distinta entre as partes do corpo. Eles possuem frente, costas, parte superior e parte inferior. Esses animais abrangem a maioria das espécies encontradas rotineiramente.

A palavra "cefalizado" vem de “kephale”, a palavra grega para "cabeça" (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vertebrados

Todos os animais vertebrados qualificam-se como organismos altamente cefalizados em razão de suas cabaças distintas, cérebros bem desenvolvidos, sistemas nervosos elaborados e processos complexos de pensamento. Exemplos desses vertebrados incluem humanos e outros primatas, como gorilas, chimpanzés, babuínos e bonobos; animais domésticos como gatos, cachorros, furões e coelhos; pestes comuns como ratos, ratazanas, esquilos e guaxinins; e grandes mamíferos como ursos, veados, leões, elefantes, porcos, cavalos e ovelhas. Outros animais vertebrados incluem lagartos, cobras, anfíbios, pássaros, morcegos e peixes. Qualquer organismo com uma coluna vertebral é vertebrado e exibe um alto grau de cefalização.

Loading...

Cefalópodes

Os cefalópodes constituem um grupo de animais invertebrados que apresentam um alto grau de cefalização. Esses animais abrangem um grupo de moluscos com cabeças centralizadas e cérebros altamente desenvolvidos. Os quatro tipos de cefalópodes são polvos, lulas, chocos e náutilos. Além de possuírem cabeças distintas e cérebros altamente desenvolvidos, esses animais possuem a habilidade de mudar de cor, textura e formato de corpo para enganar predadores.

Outros exemplos de cefalização

Os insetos exibem cefalização pois possuem cabeças únicas com partes especiais dedicadas ao consumo e percepção, e a divisão distinta das partes do corpo. Eles não exibem, contudo, um alto grau de cefalização, já que não possuem o pensamento complexo dos vertebrados e cefalópodes. Alguns insetos exibem cefalização da cabeça, mas não do sistema nervoso. Os aracnídeos, um grupo que inclui aranhas, ácaros e escorpiões, entre outros organismos, também exibem cefalização. Os vermes chatos, do filo dos platelmintos, exibem o começo da cefalização, mas não esta completa.

Organismos não cefalizados

Muitos organismos apresentam cefalização, portanto, descrever animais não cefalizados faz com que essa seja a melhor maneira de dar uma ideia do quanto esse grupo é limitado. Muitos animais marinhos possuem um sistema nervoso básico concebido como uma rede nervosa, sem cabeça. Esses organismos incluem os cnidários, como corais, águas-vivas e anêmonas-do-mar e moluscos simples, como as vieiras. Os equinodermos, ou estrelas-do-mar, também não possuem cefalização. Quase todos os animais que não se enquadrarem em uma dessas categorias exibem algum grau de cefalização.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...