×
Loading ...

Termos usados para animais que vivem no ar e na terra

Os cientistas, médicos veterinários, professores, escritores e outros estudiosos usam uma série de termos e expressões ao debater sobre ou descrever os animais que vivem no ar ou em terra. Estes termos variam na natureza desde o básico até o complexo e descrevem tudo, como o habitat de um animal, seus hábitos alimentares, características comportamentais e estrutura óssea. As universidades e outras organizações científicas mantêm glossários dos termos comumente usados ​​na descrição dos animais que vivem no ar ou na terra.

Alguns termos usados ​​para descrever os animais estão presentes no vocabulário coloquial, enquanto outros são técnicos (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Termos usados para definir animais que vivem em terra

O termo "terrestre" descreve todos os animais que vivem em terra, em um sentido amplo. A palavra "mamífero", descreve animais com pelos de qualquer tipo, tais como tigres, cães e macacos, enquanto a palavra "réptil" indica lagartos e cobras. Rãs, sapos, salamandras e outros animais similares que se movem entre ambientes aquáticos e terrestres são anfíbios. Dentro destas designações há termos mais específicos. Bovinos, por exemplo, são grandes animais ungulados, como vacas e bois. As palavras "doméstico" e "selvagem" são geralmente usadas ​​para descrever os animais terrestres. O primeiro indica um animal adaptado para viver com os humanos, tais como cães, gatos e cavalos, enquanto a palavra selvagem descreve animais que não vivem com humanos. É possível que gatos, cães, cavalos e outros animais que vivam longe do contato humano sejam selvagens apesar de serem parte de uma classe de animais geralmente domesticada.

Loading...

Termos usados para definir animais que vivem no ar

A palavra "aviária" denota algo relacionado com as aves. Assim, um médico aviário é um veterinário especializado na saúde das aves, e termos aviários são aqueles comumente usados para descrever as aves. Todos os animais que voam exceto os morcegos e alguns mamíferos que planam, como esquilos e lêmures voadores, caem sob a classificação "aviária", lembrando que insetos estão em uma categoria separada. As palavras "migração" e "migratório" são relacionadas a qualquer animal que se mova de um local para outro em um padrão regular e consistente, porém os termos são mais frequentemente usados para escrever os deslocamentos anuais de aves. A muda ocorre quando as aves desenvolvem novas penas e perdem as antigas, enquanto a palavra "crisálida", descreve o processo pelo qual uma larva, ou verme, torna-se uma borboleta ou mariposa. O termo "pulular" descreve um conjunto de animais voadores, como abelhas que se movem em sincronia, enquanto "padrão de voo" descreve a maneira em que as aves voam juntos.

Termos estruturais

A palavra "artrópodes" descreve os animais com corpos e patas segmentados. Esses animais incluem insetos, aracnídeos, crustáceos e outros. A chela é a garra de um artrópode. O termo "invertebrados", que indica animais sem coluna vertebral, se sobrepõe à classificação de artrópodes, embora inclua outros animais. Os invertebrados não-artrópodes incluem vermes e caracóis. A palavra "vertebrados", descreve outra grande classe de animais, aqueles com vértebras e estruturas ósseas rígidas. Os vertebrados incluem primatas, lagartos, cobras, gatos, cães, baleias, elefantes e qualquer outro animal de grande porte na terra. Os animais que andam sobre duas pernas são "bípedes", enquanto que os que andam sobre quatro patas são "quadrúpedes".

Termos para definir comportamento

Há animais predadores tanto na terra quanto no ar, e esses são aqueles que se alimentam de outras espécies de animais através de caça de forma agressiva e emboscada. As aves de rapina, como falcões e águias, apresentam comportamento predador, assim como incontáveis ​​animais terrestres, de leões e lobos até cobras, jaguatiricas e morcegos. Os animais onívoros comem tanto carne quanto plantas. Alguns onívoros famosos incluem ursos e primatas. Os herbívoros, como vacas e veados, comem apenas plantas. São chamados de animais simpáticos aqueles que vivem na mesma região um do outro, enquanto o termo "altricial" descreve animais com filhotes que requerem criação extensiva e atenção, tais como cães, seres humanos e pássaros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...