×
Loading ...

Quais são as principais causas para o fogo se espalhar?

Grandes incêndios sempre começam de repente. Eles são tão rápidos que você nem tem tempo de pensar no que fazer. Com as condições certas, pequenos incêndios podem se tornar infernos gigantes. Vários fatores auxiliam o fogo a se espalhar em minutos. Estar atento aos seus arredores e os elementos necessários para prevenir riscos de incêndio realmente pode salvar vidas.

O fogo pode se espalhar facilmente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Madeira é inflamável

Uma das principais causas para o fogo se espalhar é que a madeira é um dos materiais mais inflamáveis do mundo. É um condutor natural para o fogo. Uma vez que existe madeira em quase tudo, desde florestas até materiais para construção e móveis comuns, ela é um fator determinante quando um incêndio ocorre. Quando a madeira pega fogo, é apenas uma questão de tempo para ele se espalhar a outros materiais inflamáveis ao redor dele.

Loading...

Calor

O calor é uma grande causa para o fogo se espalhar. Não são as chamas que provocam a proliferação, mas o calor e a fumaça que elas produzem. O fogo libera vários gases que consistem em uma série de elementos químicos como hidrogênio, etano ou metano, que são tão quentes que, quando entram em contato com qualquer outra coisa, provocam combustão. Dependendo de como o incêndio ocorre, o calor pode até ser transferido para paredes de concreto ou metal.

Oxigênio

A acumulação de oxigênio em um espaço específico é definitivamente um motivo para o fogo se espalhar. O fogo nada mais é do que a oxidação de uma substância ou material combustível. Portanto, em espaços onde há uma concentração maior de oxigênio, o fogo se espalhará muito mais rápido. Áreas abaixo do solo que dependem de condicionamento do ar ou espaços fechados, por exemplo, são mais expostos à proliferação do fogo por conta da composição do ar artificial.

Fluxo do ar

O quarto motivo pelo qual o fogo se espalha é o fluxo do ar; porém, não confunda ar com oxigênio. O ar tem oxigênio, mas pode existir um alto nível de oxigênio sem a existência de um fluxo de ar. Porém, o fluxo de ar refere-se à velocidade do ar e sua direção. Em um incêndio na floresta, por exemplo, a velocidade do ar é determinada para medir o impacto da proliferação do fogo. Quanto mais forte for o vento, mais gases e calor viajarão pelo ambiente, espalhando a combustão para todos os lugares.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...