Como realizo a limpeza de uma pilha alcalina que vazou?
D Cell Battery image by ike from Fotolia.com
Muitas das pilhas AA e pilhas de outros tamanhos usadas em lanternas e outros dispositivos são pilhas alcalinas. Elas contêm um líquido que serve como o eletrólito. Se ela estiver danificada e começar a vazar, ela produz um depósito corrosivo. Isso pode arruinar um dispositivo eletrônico. Uma limpeza após esse vazamento não é difícil, mas envolve tomar precauções de segurança adequadas.
Segurança
O hidróxido de potássio em pilhas alcalinas é tóxico. Ele pode prejudicar seus olhos, danificar sua pele e causar problemas respiratórios. Quando você limpar um vazamento de pilha alcalina, trabalhe apenas em uma área bem ventilada. Use óculos de proteção e luvas de borracha.
Preparo
Antes de começar, certifique-se que você está lidando com uma bateria alcalina. Algumas baterias utilizam um eletrólito ácido em vez de alcalino. Vazamentos de pilhas ácidas requerem um procedimento de limpeza diferente.
Procedimento de limpeza
Para limpar um vazamento de pilhas alcalinas, utilize um ácido para neutralizar o material alcalino. Neutralizar o líquido alcalino irá impedir que ocorra mais corrosão dos componentes eletrônicos. As melhores escolhas são vinagre (solução diluída de ácido acético) ou de sumo de limão (solução diluída de ácido cítrico). Ambos funcionam e não são tóxicos. Não utilize água. A água não irá neutralizar o vazamento alcalino e pode corroer os circuitos eletrônicos ou provocar um curto-circuito. Além disso, evite qualquer produto de limpeza alcalino como bicarbonato de sódio. Um químico alcalino não pode neutralizar outro alcalino. Pior, um produto alcalino pode intensificar os efeitos corrosivos do vazamento em alguns componentes eletrônicos.
Pegue uma escova de dentes velha ou outra escova pequena e use-a para aplicar vinagre ou suco de limão em todas as superfícies onde o líquido alcalino vazou, especialmente em contatos elétricos. Se o líquido alcalino secar, você pode precisar esfregar delicadamente para soltar o material depositado. Esfregando também irá remover qualquer corrosão presente. Use uma toalha de papel seca para remover o material solto e o excesso de suco de limão ou vinagre.
Pode ser necessário repetir este procedimento várias vezes, dependendo de quão grave for o vazamento. Continue até que você não veja qualquer material alcalino restante, líquido ou sólido. Use um pano pouco úmido para limpar qualquer resíduo restante e depois deixe o aparelho de lado por algumas horas para secar completamente. Finalmente, instale as novas pilhas (não tente reutilizar as que vazaram já que provavelmente vazarão de novo, mesmo se elas ainda funcionarem). Se o vazamento não causou muito dano, o aparelho deve começar a funcionar normalmente.
Previna o vazamento
Embora os fabricantes de pilhas usem tamanhos padrão (AA ou tamanho C, por exemplo), cada marca de pilha é um pouco diferente. Você terá menos vazamentos se você usar a mesma marca em um determinado dispositivo, ao invés de misturá-los. Se você não for usar a sua lanterna, câmera ou outro dispositivo por um longo período, retire as pilhas. Mantenha o dispositivo, e especialmente as pilhas, secos.
Referências
Sobre o Autor
Based in Atlanta, Georgia, W D Adkins has been writing professionally since 2008. He writes about business, personal finance and careers. Adkins holds master's degrees in history and sociology from Georgia State University. He became a member of the Society of Professional Journalists in 2009.
Créditos Fotográficos
D Cell Battery image by ike from Fotolia.com