Como limpar uma parede suja por fumaça e fuligem

••• Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

A fumaça e a fuligem até mesmo do menor incêndio podem se espalhar muito. A limpeza após um incêndio necessita de ação rápida e cautelosa. Técnicas de limpeza inadequadas podem piorar o dano causado pelo fogo, empurrando solo arenoso profundamente nas fibras, permitindo que mofo cresça em superfícies úmidas e permitindo que fuligem se grude em partes de metal.

Sobre a limpeza de pequenos incêndios

Passo 1

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Limpe o ar na casa. Abra as janelas, se possível. Se a sua casa usar aquecedores ou condicionadores de ar, mude o filtro diariamente até que fique livre de fuligem. Posicione gazes sobre a entrada e saída de ar para coletar as partículas de fuligem do ar e dos sistemas de aquecimento e resfriamento da casa.

Passo 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Passe aspirador sobre a mobília, carpetes, persianas e cortinas. Mantenha o bico ligeiramente acima ou longe dos tecidos para evitar empurrar a fuligem oleosa mais profundamente nas fibras. Remova o pó e as partículas soltas antes de lavar os materiais têxteis. Persianas e cortinas podem precisar de uma lavagem a seco para eliminar o odor de fumaça. Limpe todas as folhas das plantas de casa, já que a fuligem pode matá-las.

Passo 3

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Limpe rapidamente com produtos de limpeza domésticos. Cromo, aço inoxidável e utensílios irão manchar permanentemente se não forem limpos depressa. A porcelana e o mármore também podem danificar se não forem limpos em tempo hábil. Limpe as placas de interruptores, lâminas do ventilador de teto e janelas. Limpe as superfícies de madeira com sabão para madeira. Enxague e finalize com óleo de laranja. Limpe os aparelhos e esfregue os pisos com uma solução de uma xícara de vinagre para 1 litro de água.

Passo 4

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Limpe as paredes e papéis de parede laváveis com um limpador de base sem água. Teste os produtos em uma área escondida. Produtos de limpeza à base de água farão com que a fuligem manche e penetre mais profundamente, sendo provável que você precise pintar as paredes e recolocar o papel de parede caso a mancha seja extensa.

Passo 5

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Aspire a fuligem solta do tapete segurando o bico por cima do carpete ou tapete para não forçar a poeira mais profundamente no tecido. Remova a fuligem antes de lavar ou limpar o tapete. Extraia a água do carpete caso a água tenha sido usada para apagar o fogo. Use um spray feito para odores em tapetes e tecidos. Coloque pequenas tigelas de sopa de vinagre para ajudar a absorver odores.

Mais recentes

×