Como lidar com um filho que foge de casa
Comstock/Comstock/Getty Images
Filhos que fogem de casa são mais propensos a se envolver com drogas, prostituição, gangues e outras atividades ilegais. Podem viver nas ruas, sofrendo de fome ou desnutrição. Embora jovens de qualquer idade possam fugir de casa, aqueles entre 13 e 15 anos estão mais propensos a serem relatados como desaparecidos, de acordo com a Academia Americana de Pediatras. Pode ser preocupante para os pais, quando seus filhos fogem. Uma comunicação eficaz desempenha um papel fundamental na prevenção desse problema.
Step 1
Chegue na origem do problema. É importante desenvolver uma compreensão do porquê o seu filho fugiu de casa. Algumas razões comuns são violência doméstica, separação ou divórcio, novo casamento, o nascimento de um novo bebê, problemas financeiros, familiares, problemas com drogas ou álcool, problemas escolares e pressão de grupo, de acordo com a Fundação Nemours. Perguntar ao jovem o que o está chateando pode ajudar a resolver o problema.
Step 2
Reconheça os sinais de advertência. Se seu filho já fugiu de casa antes, ele pode tentar fazer isso novamente. Jovens que começam a agir de forma rebelde e a ameaçar sair de casa, podem realmente fazê-lo. Alguns podem não dizer que pretendem fugir, mas podem começar a recolher pertences pessoais e dinheiro para se preparar. Os pais devem se preocupar com qualquer mudança maior no comportamento.
Step 3
Diga ao seu filho que ele é querido em casa. Os filhos às vezes precisam ouvir seus pais dizendo que eles são queridos. Os pais devem lembrá-los de que são amados e que seria doloroso vê-los fugir de casa novamente.
Step 4
Faça mudanças positivas em casa. É importante levar os sentimentos do seu filho em consideração. Se discutir é um problema, faça um esforço para melhorar isso. Em vez de dar uma lição, tente discutir problemas que possam surgir. O National Switchboard (Quadro Nacional) recomenda aos pais consultarem os filhos, sobre a punição que merecem, para garantir que eles se sintam responsáveis por suas ações.
Step 5
Procure ajuda de um profissional da saúde mental. Quando um jovem foge de casa, é importante procurar a ajuda desse tipo de profissional. O jovem deve ver um psicólogo ou o psicólogo da escola. Se o motivo dele ter fugido de casa estiver ligado a assuntos familiares, seria benéfico toda a família ir para sessões de terapia para trabalhar seus problemas. Embora o seu filho possa hesitar em ir à terapia, é importante forçar essa questão.
Step 6
Evite fazer as malas do seu filho e o desejar sorte. Essa forma de psicologia reversa pode parecer que irá desencorajá-lo a querer fugir, mas na verdade isso pode fazer com que ele se sinta ainda mais rejeitado e encorajá-lo a fugir logo, de acordo com a Academia Americana de Pediatras.
Mais Artigos
Como lidar com as críticas de uma namorada→
Como mudar seu filho de sala de aula→
Quais são as características de relacionamentos funcionais e disfuncionais?→
Como dar desculpas plausíveis ao desmarcar encontros→
Problemas sociais que afetam os alunos e as escolas→
Como consolar meu namorado quando o pai dele morrer→
Referências
Dica
- Quando um jovem foge, não deixe de conferir com a família, amigos e vizinhos antes de fazer um relatório policial.
Advertência
- Nunca diga para um adolescente que você quer que ele fuja.
Sobre o Autor
Jody Morse has worked as an assistant wedding deejay and has also dabbled in wedding planning. As a sufferer of endometriosis, Morse enjoys writing on women's health topics. Her work has appeared on WomansDay.com, CNN.com, theFrisky.com and other websites. She has a Bachelor of Arts in English with a concentration in writing from East Stroudsburg University of Pennsylvania.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images