×
Loading ...

Quais são os quatro tipos principais de biomoléculas?

Biomoléculas, ou moléculas orgânicas, são os blocos de construção desse mundo. Elas se dividem em quatro tipos principais, que têm diferenças estruturais ou incluem anexos ligeiramente diferentes em sua estrutura, a fim de criar as moléculas que compõem o mundo dos vivos. Tudo o que é produto natural é feito de biomoléculas.

O DNA é uma das quatro biomoléculas, menos o elemento oxigênio (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Carboidratos

Os carboidratos são a ligação entre carbono e água. Em suas unidades mais simples, eles são monossacarídeos ou açúcares simples. Os açúcares simples incluem glicose e frutose, nos quais a diferença é a existência de hidrogênio, ou hidroxila, ligado ao átomo de carbono. Os carboidratos também incluem os dissacarídeos, ou dois açúcares, como o açúcar de mesa, e os polissacarídeos. Polissacarídeos são várias moléculas de glicose estruturadas para permitirem sua eficiência.

Loading...

Lipídios

Os lipídios são gorduras, incluindo os óleos. Sua estrutura inclui uma membrana ao redor das células, o que as impede de se misturarem com água. Os lipídios incluem ácidos graxos; os triglicerídeos, o que a maioria das pessoas pensa ser a gordura dietética; os fosfolipídios, que são aqueles ligados a fosfatos; e o colesterol, produtor de esteroides. Os lipídios são capazes de se expandir na forma ou no tamanho.

Proteína

As proteínas são cadeias de aminoácidos. As cadeias estão conectadas por ligações peptídicas e assumem forma linear, em que cada ácido existente fica lado a lado; ou dobrada, na qual os ácidos estão ligados por estruturas diagonais de ligações peptídicas. As proteínas se enquadram em duas categorias, glicina e alanina, e são cruciais para o fortalecimento de organismo que respiram.

Ácido nucleico

Os ácidos nucleicos existem com variações que afetam suas funções fundamentais. Eles são essencialmente fosfatos, açúcar e bases, mas quando o açúcar existe como ribose, a molécula é chamada de ácido ribonucleico. Quando o elemento oxigênio é removido, a molécula é chamada de ácido desoxirribonucleico, mais comumente conhecida como DNA.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...