×
Loading ...

Quais raças de gato se dão melhor com crianças?

As crianças amam brincar com gatos, mas nem todos se dão bem com elas. Se você planeja adotar um gato para uma casa com crianças, escolha uma raça calma que se dê bem com elas e que não se importe com barulho, além de tolerar ser acariciado e pego no colo. Tenha em mente que, não importa o quão tranquilo for o animal, seu trabalho é ensinar seu filho a respeitar os limites do gato e não o segurar contra a vontade. Os gatos vão arranhar se sentirem-se limitados ou ameaçados, por isso as crianças precisam aprender a ser gentis com eles, não importa a raça que você adotar. Existem várias raças conhecidas por se dar muito bem com as crianças.

Quase qualquer gato se dará bem com crianças gentis e delicadas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Raça "Ragdoll" (boneca de pano)

Os gatos da raça ragdoll são grandes, robustos, e têm pelo longos. Não são conhecidos por serem ativos, mas são muito dóceis e amorosos. A calma e tranquilidade dessa raça torna-a uma boa escolha para uma casa com crianças, e eles também são muito tolerantes com outros gatos e animais domésticos. Não são territoriais, e criam um vínculo forte com seus donos.

Loading...
Ragdolls são chamados assim porque ficam completamente relaxados quando você os levanta, como uma boneca de pano (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gato da raça "maine coon"

Os gatos da raça "maine coon" estão entre os maiores que existem, e são especialmente pacientes com as crianças. Ficam bem em casas ativas, e são brincalhões e cheios de energia. São extremamente inteligentes e têm patas ágeis, o que significa que podem às vezes entrar em locais proibidos. Uma desvantagem é que sua longa pelugem requer manutenção diária, o que pode não ser desejável em uma casa com crianças muito pequenas.

Gatos maine coon são os maiores que existem e têm pelos longos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Gato birmanês

Os gatos birmaneses são inteligentes e miam com regularidade, mas com calma. São gentis e dóceis, e espertos o bastante para aprender alguns truques. Sua delicadeza os torna adequados a conviver com crianças, e também tendem a se dar bem com outros gatos e animais da casa. Os gatos birmaneses podem se sentir solitários, e se dão bem em casas onde sempre há alguém ou ao menos outro gato com quem brincar.

O gato birmanês se dá bem com crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gato de pelo curto americano

Os gatos de pelo curto americano são a raça mais comum nos Estados Unidos e são sociáveis e simpáticos. Tendem a gostar de quietude, e seu pelo curto precisa de cuidados apenas uma vez por semana. São muito brincalhões e gostam de brincar com crianças. Adaptam-se facilmente caso sejam adotados de abrigos ou associações de resgate.

O gato americano de pelo curto é a raça mais comum nos Estados Unidos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Siameses

Os gatos siameses também são excelentes com crianças. Podem ser encontrados em abrigos de todo o país. Apresentam várias cores e tamanhos e são bem inteligentes. São conhecidos pela personalidade gregária e extrovertida. Têm pelo curto e mantêm-se limpos; exigem pouca manutenção.

Gatos siameses são comunicativos, gregários e divertidos (Russell Illig/Photodisc/Getty Images)

Adote

Você pode encontrar qualquer gato para adoção de uma organização de resgate especializada em uma raça ou no site Petfinder (petfinder.org). Depois de decidir qual a raça que deseja, realize uma busca pela raça. Se não houver um abrigo perto de você, a organização geralmente lhe proporciona transporte gratuito.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...