×
Loading ...

Quais seres vivos ingerem ou absorvem os alimentos e não os produzem internamente?

A capacidade de ingerir ou absorver alimento é relativamente comum na natureza; apenas o reino Plantae é completamente desprovido de organismos que não realizam essa ação, já que a produção de alimento é feita internamente através do processo de fotossíntese. Todos os outros organismos dependem de fontes externas de alimentos, com alguns simplesmente absorvendo-os (por exemplo, fungi e monera) e outros que desenvolveram sistemas complexos para digeri-los (por exemplo, animalia). De acordo com as classificações dos reinos feita por Lineu, há quatro reinos de animais que ingerem ou absorvem os alimentos.

Os seres vivos são classificados em reinos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Animalia

O reino Animalia compreende organismos multicelulares que digerem seus alimentos. O sistema de digestão varia em complexidade. Por exemplo, um nemátodo tem apenas uma boca (onde o alimento é inicialmente ingerido), um intestino (para a extração de nutrientes) e ânus (para expelir produtos de resíduos). Em contrapartida, os seres humanos têm sistemas digestivos altamente evoluídos que incluem as mesmas três partes básicas que o nemátodo, mas com várias características adicionais. As fontes de alimento para os animais variam, já que alguns são carnívoros (comem apenas outros animais), alguns são herbívoros (comem apenas plantas) e outros são onívoros (o que significa que eles comem ambos).

Loading...

Protista

O reino Protista é o único que inclui alguns organismos que ingerem seus alimentos. Neste reino, os organismos são unicelulares e têm seu núcleo contido em uma membrana. A ingestão de alimento é feita através de um processo chamado de "fagocitose", no qual os protistas semelhantes aos animais (conhecidos como "protozoa") envolvem seu alimento através de uma estrutura semelhante a uma boca. Todos os outros protistas absorvem os alimentos em vez de ingeri-los, como por exemplo os protistas semelhantes aos vegetais (tais como algas).

Fungi

O reino Fungi compreende os organismos multicelulares semelhantes ao reino Plantae. No entanto, a principal diferença entre fungos e plantas é que os primeiros absorvem os alimentos. Isso é tecnicamente diferente de ingeri-los, visto que a absorção envolve basicamente o posicionamento do organismo no topo da sua fonte de nutrientes alimentares a fim de obtê-los de forma direta, enquanto que, na ingestão de alimentos, há o envolvimento da boca e de um sistema para quebrar os nutrientes dentro do organismo. Os exemplos mais comuns de fungos incluem cogumelos, musgo e bolor.

Monera

No reino Monera estão presentes os organismos unicelulares que não possuem o seu núcleo contido em uma membrana. Alguns desses organismos fazem a sua alimentação através da fotossíntese (por exemplo, existem algumas algas que são classificadas como Monera), no entanto, outros absorvem os nutrientes de forma direta. A maioria das bactérias são classificadas no reino Monera e, por vezes, obtém seus nutrientes vivendo como parasitas dentro de um organismo multicelular. É por isso que muitas vezes deixam as pessoas doentes. Elas são micro-organismos que podem extrair nutrientes longe do seu hospedeiro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...