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Quais são as temperaturas das chamas de isqueiros?

A temperatura da chama de um isqueiro depende do tipo dele. O metano, o propano e o butano são os tipos mais comuns de gases para esse acessório. Em isqueiros comerciais comuns, o gás está misturado com o ar, o que faz com que a chama tenha o formato ereto comum. A temperatura dela varia, com o ponto mais quente sendo a parte inferior, ou azul, e o menos sendo a parte branca superior.

Muitos isqueiros possuem um botão de ajuste do tamanho da chama (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Mais quente

A parte mais quente de um isqueiro de butano queima a 1977°C. Muitas pessoas pensam que a parte mais quente de uma chama é a ponta branca, porque o calor fica concentrado em cima. A área dela é maior, portanto ela dá a sensação de ser mais quente em cima, mas na verdade ela não é. A parte mais quente é a região azul, próxima à base.

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Mais fria

A parte menos quente de um isqueiro padrão de butano pode chegar a ter até 10°C a menos que o ponto mais quente, dependendo do tipo de isqueiro. A parte mais fria é a ponta da chama. Os sentidos humanos têm dificuldade em sentir a diferença no calor devido às temperaturas altíssimas do fogo e a relativamente pouca variância entre os pontos mais quentes e mais frios da chama.

Metano

Os isqueiros de metano queimam a 900 a 1500°C. A variação de temperatura é um resultado dos diferentes tipos de isqueiros. O metano é um combustível menos preferível para isqueiros, já que ele é altamente explosivo e inflamável. Isso torna isqueiros com esse composto mais perigosos. O metano pode ser obtido de áreas de gás natural e é gerado, em parte, pela decomposição da matéria orgânica.

Propano

Isqueiros de propano queimam a 1200 a 1700°C. Novamente, a variação de temperatura depende do design do isqueiro. O propano é comumente utilizados em motores, tochas de oxigênio, fogões portáteis e aquecedores, churrasqueiras e sistemas centrais de aquecimento. O propano é mais pesado que o ar e fica embaixo dele, caso haja algum vazamento. Isso o torna uma fonte combustível mais perigosa que o butano.

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Referências

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