Quais são os tratamentos para ácaros demodex?

••• Unconditional Love image by Scott Williams from Fotolia.com

Ácaros demodex são um grupo de pragas microscópicas que vivem no cabelo e no pelo de mamíferos, comumente encontrados em cães e em humanos. Todos os demodex são parasitas, mas muitas infestações com esses ácaros são benignas e apenas algumas poucas causam problemas. Mesmo assim, há algumas doenças de pele (sarna e a rosácea sendo as mais comuns) que são causadas pelos ácaros demodex. Felizmente, há várias opções de tratamento disponíveis para eliminar essas pragas.

Controle do sebo em humanos e animais domésticos

O sebo (um óleo secretado por todos os mamíferos) é um dos principais fatores que atraem os ácaros Demodex. Controlar a produção e eliminar o sebo em excesso é essencial na prevenção e no tratamento de uma infestação. Há muitos xampus que possuem fortes produtos químicos que podem desbalancear o pH do seu cabelo e pele, levando a uma alta produção de sebo; assim, usar produtos para cabelo inofensivos e naturais podem evitar infestações desses ácaros. Além disso, usar sabonete bactericida natural pode ajudar a eliminar os ácaros nos estágios iniciais da infestação e impedir que ele continue. Esses métodos são efetivos tanto em humanos quanto em cães se praticados regularmente.

Falso-espinheiro (Hippophae rhamnoides)

O óleo essencial do falso-espinheiro foi testado por pesquisadores dermatologistas da University of California San Diego como tratamento para infestações de ácaros demodex no cabelo humano. De acordo com o site Jash Botanicals.com, o óleo do falso-espinheiro é "apontado como tendo atributos anti-inflamatórios, além de ter propriedades gerais de nutrição, revitalização e restauração, sendo ainda efetivo contra o ácaro Demodex folliculorum" (tradução livre). Esse óleo é distribuído como tintura e é usado na aplicação de óleo diretamente no couro cabeludo juntamente com água fria. Uma pílula também está disponível para compra, e ambos os produtos podem ser comprados online ou em lojas especializadas.

Goodwinol

Para infestações sérias e localizadas em cães, o tratamento com a pomada de rotenona Goodwinol pode ser o tratamento mais efetivo. A pomada possui um forte parasiticida que deve apenas ser usado após uma consulta com um veterinário profissional. Esfregue o Goodwinol nas pequenas áreas onde os ácaros Demodex estão concentrados (normalmente onde a sarna é mais visível). Esse tratamento não é aprovado para gatos.

Xampu de rotenona

Esse tratamento, aprovado para cães e gatos, irá aliviar a irritação de pele e matar os ácaros presentes nos animais. Aplique de 30 a 60 ml de xampu de rotenona durante o banho do animal, deixe agindo por dez minutos e enxague bem. Esse método deve ser repetido toda semana até que a infestação termine.

Mais recentes

×