Quais são os tratamentos para vermes oculares em galinhas?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Galinhas são expostas a vermes oculares por comer baratas infectadas com eles. As baratas comem fezes de galinha cheias de ovos de vermes que eclodem dentro de seus corpos e se tornam larvas. As galinhas depois ingerem as baratas infectadas. Os vermes migram através do esôfago do frango e através dos dutos para os olhos. Eles nadam dentro do olho da ave. Trate o problema utilizando métodos de prevenção e intervenção médica.
Sintomas
Os sintomas da presença do verme de olho nas galinhas incluem olhos lacrimejantes e inchados e pálpebras grudadas. Pus se forma no canto do olho em que o verme vive. Verifique o canto do olho do frango para ver os vermes. A visão dele fica prejudicada sem o tratamento adequado. O pássaro começa a arranhar o olho infectado com a ponta de sua asa. As galinhas com casos graves de vermes oculares podem arranhar tanto o olho afetado que chegam a arrancá-lo.
Medicamentos sem prescrição
Vermes oculares em frangos são tratados em sua maioria por um medicamento chamado VetRx. O VetRx está disponível em pet shops. Adicione 1 colher de chá de VetRx a um copo de água muito quente. Administre o tratamento no frango, mantendo o pássaro debaixo do braço. Abra a boca do animal e gire-o para baixo para que a fenda no céu da boca seja vista. Umedeça um cotonete na solução quente e aplique-o diretamente na fenda. O VetRx sairá de ambos os lados do bico e pus drenará a partir dos olhos. Limpe o pus dos olhos do frango e deixe-o descansar. Repita até que ele esteja livre dos vermes oculares.
Remoção cirúrgica
Os veterinários removem os vermes do olho primeiramente administrando um anestésico local. O médico segura a cabeça do frango de forma rígida e insere as pontas cegas de pinças abaixo da membrana nictitante do olho, que é o interior da pálpebra fina do animal. O veterinário continua esse processo até que todos os vermes visíveis sejam removidos, em seguida, acrescenta uma ou duas gotas de solução de Cresol. O olho é lavado com água morna para remoção de detritos remanescentes.
Prevenção
Previna a infecção por vermes de olho em frangos através da sanitização da área em que vivem, fazendo-se limpeza e desinfecção dela regularmente. Coloque as galinhas em arame acima do nível do solo para evitar que sejam expostas a baratas e fezes contaminadas. Controle a população de baratas usando pesticidas aprovados para uso em áreas onde as galinhas vivem. Separe as aves por faixa etária, já que as mais velhas podem transportar parasitas e não apresentar sintomas. Mantenha os frangos separados de outras aves. Observe atentamente em busca de sinais de vermes oculares e procure tratamento imediatamente para evitar cegueira.
Referências
Sobre o Autor
Sarah L. Harrer has more than eight years of experience as an editor at Thomson Reuters. She has edited titles such as "Lindey on Entertainment, Publishing and the Arts," and written several continuing education manuals. Harrer's work has also been published in "The Pioneer" and "The Angle." She holds a Bachelor of Arts in English from St. John Fisher College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images