×
Loading ...

As qualidades necessárias para um bom médico

São precisos muitos anos de ensino superior para se tornar médico. Essa carreira não é para qualquer um. Embora hajam muitas qualidades necessárias para ser bem sucedido na área médica, não há uma única característica que defina um bom médico. Para ter sucesso, é preciso muitas habilidades e atributos, como dedicação, trabalho duro e boa comunicação.

Se você quer ser médico, deve ser capaz de lidar com situações estressantes de modo eficiente (Hongqi Zhang/iStock/Getty Images)

Dedicação

Para se tornar médico, é preciso um alto nível de dedicação. É necessário fazer um curso superior intensivo e seguir com uma pós-graduação em medicina. Pode levar até 12 anos para alcançar a posição desejada. A dedicação ao curso é crucial, pois um dia você poderá usar o que aprendeu para salvar a vida de alguém. A dedicação é essencial: os médicos trabalham durante longas horas, principalmente durante a residência.

Loading...
Os médicos são extremamente dedicados (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Comunicação

Ser capaz de se comunicar eficazmente com a equipe e os pacientes é uma habilidade crucial para os médicos. Os médicos estão constantemente dando instruções à equipe de enfermeiros, aos cirurgiões e outros profissionais de saúde. Se os médicos forem incapazes de se comunicar com eficiência, isso poderá acabar prejudicando o paciente. Os médicos precisam conseguir se comunicar diretamente com os pacientes, dar as notícias boas e ruins de modo claro e conciso. Quando as pessoas estão doentes ou atormentadas, os médicos precisam ser capazes de se comunicar sem deixar que as emoções interfiram.

A comunicação eficaz é uma habilidade crucial (Catherine Yeulet/iStock/Getty Images)

A preocupação com as pessoas

Uma das características mais importantes compartilhadas pelos profissionais que cuidam da saúde é a preocupação com os pacientes. Quanto mais você se importa com as outras pessoas, mais você batalhará para providenciar a melhor atenção médica que puder. Se importar com as pessoas ajuda a tomar decisões baseadas no que é melhor para o indivíduo e também é motivador. Após trabalhar em expedientes longos e ficar de plantão, estar preocupado com o bem-estar do paciente servirá como um lembrete de porque você quis virar médico.

Os médicos devem se importar com os pacientes (Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images)

Trabalho duro

Não há dúvidas que se espera que os médios sejam trabalhadores. Diferente de muitos empregos, os médicos têm um monte de responsabilidades importantes nas mãos. Se um médico for negligente com o trabalho, isso poderia resultar em danos ou até na morte de um paciente. Quando estão começando, os médicos precisam trabalhar longas horas e precisam estar disponíveis para serem chamados 24 horas por dia, sete dias por semana. Um médico lida com inúmeros pacientes a cada expediente e precisa tem habilidades de multitarefas para realizar tudo. Se um médico não fizer seu trabalho adequadamente, o tempo de esperá aumentará e as pessoas sofrerão.

Os médicos precisam ser trabalhadores (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Humildade

Apesar de passarem muitos anos estudando, ainda haverá perguntas que os médicos não saberão responder. Nesse caso, bons médicos devem ser capazes de exercer a humildade e pedir ajuda, quando precisarem. Um médico com excesso de confiança coloca em risco a segurança e o bem-estar do paciente. À medida que se avança no campo da medicina, pode ser difícil ser humilde, quando todo mundo lhe procura por respostas, mas você não pode ser dominado pela confiança em demasia.

Os médicos devem exercer a humildade quando for adequado (Alexander Raths/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...