Quantidade de areia necessária para cada saco de cimento
concrete image by grafiker from Fotolia.com
Ao trabalhar com concreto, é bom garantir que a mistura é preparada adequadamente para ele curar. No entanto, a determinação da quantidade de areia necessária — um dos principais componentes do concreto — pode ser difícil de calcular se você nunca trabalhou com concreto antes. Essas orientações básicas irão ajudá-lo na preparação da mistura para o próximo projeto de reforma da casa.
Sobre
Enquanto as pessoas normalmente acreditam que as calçadas são compostas de cimento, elas são realmente feitas de concreto. Concreto é uma combinação de agregados e pasta. Os agregados são geralmente areia, cascalho ou pedra pulverizada, e a pasta é feita de água e cimento. Quando os componentes são misturados, o cimento e a água solidificam e ligam os agregados para formar um material sólido. O processo de endurecimento continua ao longo do tempo, ficando gradativamente mais duro a cada ano, já que a mistura de concreto continua a endurecer.
Guia geral das proporções para a mistura
A Autoridade de Cimento de Portland afirma que concreto viável pode ser feito usando várias proporções de mistura e nenhum método é o melhor. No entanto, é recomendado obedecer à regra dos "6" para a preparação: um mínimo de seis sacos por metro cúbico de cimento, um máximo de 6 L de água por saco de cimento, curando o concreto e mantendo-o úmido por ao menos seis dias e um teor de ar de seis por cento.
Requisitos de areia
As proporções dos componentes básicos para a preparação de concreto dependerá do tamanho do agregado máximo - o tamanho das partículas do agregado, seja brita, cascalho ou areia, que você estiver usando, afirma a autoridade de cimento de Portland, EUA. Cada partícula agregada é classificada pelo tamanho, geralmente variando de 6,5 mm até 5 cm, não excedendo essa medida. Quando o tamanho máximo do agregado for diminuído, o teor de cimento tem de ser aumentado de modo que tenha a quantidade necessária de pasta para poder ligar todos os elementos. Dito isto, a quantidade de areia molhada não é afetada pelo tamanho do agregado. A proporção é tipicamente 2 1/2 partes de areia úmida para cada 42 kg de cimento, sendo uma parte equivalente a 0,330 m² de material.
Resumo
Depois de entender os princípios básicos de como calcular as proporções de materiais necessários para misturar o concreto, você pode aplicá-las a um projeto específico. Por exemplo, um agregado de 19 mm requer o uso de uma mistura de uma parte de cimento, 2 1/2 partes de areia molhada, 1/2 de água — estas proporções juntas equivalem a 6 1/2 partes iguais totais. A quantidade total de concreto preparada é de cerca de 2/3 do total dos volumes dos componentes necessários para produzir a mistura.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Christie Gross has been writing since 1998. Her work writing public policy platforms for elected officials nationwide has been featured in national and local newspapers under various client pen names. Gross has a Bachelor of Arts in English and political science, as well as a Master of Public Administration from the University of Delaware.
Créditos Fotográficos
concrete image by grafiker from Fotolia.com