Diferença entre cal hidratada e cal virgem
Photos.com/Photos.com/Getty Images
A cal virgem, ou cal viva, é produzida pelo aquecimento do calcário. A cal hidratada é formada pela adição de água à cal virgem. Essas formas de cal são usadas em diversos segmentos industriais, como construção e agricultura. O calcário é um recurso natural que gera muitos tipos de produtos químicos que variam em aplicações. Ao trabalhar com calcário, o nível de acidez é importante e pode fazer a diferença no modo de uso.
Produção de cal virgem
A cal virgem é usada na produção de outras substâncias químicas à base de cal. A variedade rica em cálcio vem de depósitos de calcário que contêm menos de 5 por cento de carbonato de magnésio, sendo que a maior parte corresponde a cálcio. Essa cal torna-se um composto químico conhecido como óxido de cálcio, cuja aparência é um sólido cristalino e alcalino. A cal virgem é produzida pelo aquecimento do calcário. Como um composto alcalino, o calcário rico em cálcio interage com outras substâncias e processos para produzir cal destinada a diferentes aplicações, como balanceamento de pH, absorção, tratamento de lama em áreas de construção e outras funções industriais.
Diferenças na produção de cal hidratada
A cal virgem reage com a água para produzir cal hidratada. Por exemplo, a cal hidratada rica em cálcio é um pó seco que se combina com a água para produzir uma calda líquida que é bombeada para usinas industriais, produzindo uma substância química com alto pH -- fortemente alcalina. O hidrato dolomítico tipo N é produzido a partir da adição de água a uma determinada pressão atmosférica, de modo que se mistura somente com o óxido de cálcio do calcário. A água nessa cal rapidamente reage com a cal virgem para produzir partículas mais finas do que a cal hidratada normal.
Tipos de cal hidratada
Há três tipos principais de cal hidratada dolomítica. O primeiro é o tipo N, que é útil para neutralizar outras substâncias químicas. O tipo S vem de reações dentro de um recipiente fechado ou autoclave, e reage com a água sob alta pressão, produzindo partículas mais finas com uma solubilidade em água e plasticidade ainda maior. O terceiro é o tipo SA, que tem uma solubilidade em água ainda maior do que o tipo S. Outros subtipos de cal hidratada incluem massa de cal niagara, hidrato comestível e hidrato lubrificante-aditivo.
Aplicações
A cal hidratada tem diferente propósitos, dependendo da aplicação. Por exemplo, o hidrato dolomítico do tipo N é frequentemente usado em agricultura para a redução da acidez do solo. O tipo SA é, geralmente, usado na produção de misturas para argamassa que são resistentes ao clima e ao tempo. O hidrato comestível funciona como um conservante para a produção de tortilhas, pães, creme dental, pílulas farmacêuticas e refrescos em pó.
Referências
- Lime: Perguntas mais frequentes [em inglês]
- "Industrial Minerals & Rocks"; Society for Mining, Metallurgy, and Exploration (U.S.); 2008 [em inglês]
Sobre o Autor
C.K. Adams has worked in the newspaper and publishing field since 2003. Specializing in literature, education, crafts and science, she contributes to the University of Florida's fiction collective and "Tea Magazine." Adams earned her Bachelor of Arts in English from the University of Florida.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images