×
Loading ...

Quatro argumentos usados na defesa da preocupação com o aquecimento global

Nos dias quentes de verão, alguém pode brincar e atribuir as altas temperaturas ao aquecimento global. Mesmo que não seja o culpado por um dia quente, o aquecimento global é uma teoria muito apoiada que diz que a poluição industrial está fazendo a temperatura global subir. Os defensores desta teoria apontam uma variedade de dados científicos que apoiam sua crença.

O derretimento glacial é um argumento usado para defender o aquecimento global (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Derretimento glacial

A evidência do derretimento da calota glacial é um argumento a favor do aquecimento global. Dados de 2005, do World Glacier Monitoring Service, mostram que 90% das geleiras do mundo estão recuando. Isto significa que elas estão derretendo mais rápido do que recongelando, resultando numa perda total de área superficial e massa. Os defensores do aquecimento global afirmam que as elevadas temperaturas do planeta são responsáveis por isso.

Loading...

Aumento do nível do mar

As evidências da elevação do nível do mar são usadas para apoiar o argumento de que as geleiras e calotas polares estão derretendo. Quando as águas acumuladas nas calotas polares e geleiras derretem, escoam para os oceanos. Em vez de ocupar espaço no interior das massas congeladas acima do nível do mar, esta água aumenta a massa total dos oceanos. Isto significa que o nível do mar, eventualmente aumenta. A NASA afirma que, no século passado, o nível do mar subiu 17 cm.

Gases do efeito estufa

O aumento da quantidade dos gases do efeito estufa na atmosfera é o principal argumento a favor do aquecimento global. Estes gases permitem que a energia das ondas curtas do sol cheguem à Terra. A Terra absorve essa energia e reflete de volta para a atmosfera na forma de energia de ondas longas. Partículas de energia das ondas longas são absorvidas por gases do efeito estufa em vez de escaparem para o espaço. O aumento da quantidade dos gases do efeito estufa aumentam as temperaturas globais porque eles retêm mais energia das ondas longas.

Temperatura global

Os defensores do aquecimento global evidenciam o aumento da temperatura terrestre como defesa do seu conceito. A NASA afirma que as três principais medições da temperatura global mostram que ela aumentou desde 1880. A NASA afirma que os 10 anos mais quentes ocorreram nas duas últimas décadas. Além disso, eventos recordes de baixa temperatura têm diminuído nos Estados Unidos desde 1950. A temperatura da superfície dos oceanos também aumentou nos últimos 40 anos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...