Como saber se um queijo ainda é comestível

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Uma fatia de queijo pode ser o acabamento perfeito para um lanche ou sanduíche, ou até mesmo ser comida com biscoitos de água e sal ou uma taça de vinho. Assim como outros laticínios, como leite e iogurte, o queijo estraga se não for armazenado corretamente ou após um certo tempo. Consumir esse queijo estragado lhe expõe a bactérias que causam dores de estômago e outros problemas de saúde relacionados a esse órgão.

Passo 1

Procure a data de validade encontrada na embalagem original. Se essa data já tiver passado, não o coma, mesmo que ele tenha aparência e cheiro normais.

Passo 2

Saiba se o queijo foi armazenado fora da geladeira ou em ambiente similar e por quanto tempo isso ocorreu. O site da Canadian Partnership for Consumer Food Safety Education “Mrs. Cookwell” recomenda que não se coma queijos que ficaram em temperatura ambiente por duas horas ou mais.

Passo 3

Procure por sinais de mofo no queijo. O site da "Mrs. Cookwell” afirma que retirar o mofo em um raio de 2,5 cm ao redor dele torna o queijo duro seguro para consumo. Jogue fora os queijos moles ou processados se eles estiverem embolorados.

Passo 4

Cheire o queijo. Se ele tiver cheiro de mofo, com algum odor desagradável ou diferente, isso indica que ele não deve ser comido.

Mais recentes

×