×
Loading ...

Questões éticas e antiéticas

Lidar com questões éticas e antiéticas, às vezes, pode ser muito difícil. É importante olhar para todos os aspectos do assunto em questão antes de tomar uma decisão. Convencer alguém de que seu comportamento é antiético pode uma tarefa difícil, pois cada um tem diferentes costumes e crenças.

No ambiente de trabalho é importante tomar decisões éticas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Pegar suprimentos da empresa

Um exemplo de atitude antiética é pegar suprimentos da empresa para seu uso pessoal, como papel, fita adesiva, marcadores, ou fios e cabos do computador. Alguns empregados podem se sentir no direito de fazer isso pensando ser o mínimo que a empresa pode fazer por eles. Outra boa explicação pode ser o fato dos suprimentos não estarem sendo usados. Na verdade, esta não é apenas uma questão antiética, mas também uma forma de roubo, e a empresa pode tomar medidas legais. Decidir se algo é ético ou antiético é apenas uma questão de certo e errado.

Loading...
Fazer escolhas antiéticas em seu trabalho pode resultar em ação legal (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Usar dinheiro da empresa para questões pessoais.

Um funcionário usar dinheiro da empresa para uso próprio é outro exemplo de atitude antiética. Esta questão, em especial, também é um crime e é considerado roubo. Independente da razão para pegar o dinheiro ser relacionada ou não ao trabalho, ou mesmo se o empregado tem a intenção de repor depois, ainda é antiético e ilegal. Neste tipo de situação, a lei não vai mesmo levar em consideração a quantidade mínima roubada.

Colegas de trabalho também contam com decisões éticas a serem feitas para o futuro do negócio (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Respeito aos colegas de trabalho

Um exemplo de uma questão ética é mostrar a seus colegas de trabalho o respeito que merecem. Muitas vezes as pessoas se recusam a trabalhar bem com os outros, que são de uma origem étnica ou sexo diferente. Ao trabalhar bem com os outros e tratar todos como igual você está tendo uma decisão ética. Não se comportar de forma ética, nesta questão em particular, seria visto como discriminação, podendo gerar, até mesmo, a demissão do empregado.

Fazer uma escolha ética é apenas uma questão de certo ou errado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Ser gentil com os clientes

Às vezes, os funcionários devem lidar com clientes insatisfeitos e isso torna-se um problema ético. Tomar a decisão de manter a calma é bastante útil. Às vezes é difícil se manter paciente com um cliente, quando ele está gritando e culpando você pelo problema. Felizmente, mostrando respeito e resolvendo o problema, o seu comportamento será reconhecido e recompensado por seus colegas.

É sempre melhor para respeitar aqueles ao seu redor, quer eles mereçam ou não (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...