×
Loading ...

O que é a quimioterapia paliativo-sistêmica para o câncer colorretal?

Atualizado em 13 junho, 2017

O câncer colorretal é um termo coletivo utilizado para descrever cânceres que ocorrem tanto no cólon quanto no reto. Em casos avançados desses tipos de câncer, os médicos podem usar drogas paliativo-sistêmicas na quimioterapia para aliviar os efeitos dos sintomas no corpo.

Aprenda sobre as drogas paliativo-sistêmicas usadas na quimioterapia (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Os fatos

O Instituto Nacional do Câncer define a terapia paliativa como qualquer tratamento destinado a reduzir o sofrimento do paciente e aliviar os sintomas de câncer ou outras doenças. Não tem como objetivo fornecer uma cura da doença.

Loading...

Câncer de cólon

Em casos de avançados (estágio IV) de câncer de cólon, a doença tipicamente já se espalhou para outras áreas do corpo (metástase) ou retornou após o tratamento anterior, de acordo com o INC. Pacientes nessas circunstâncias podem receber quimioterapia paliativa para ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Câncer retal

O câncer retal que tem metástase por todo o corpo normalmente não pode ser curado, de acordo com a Sociedade Americana do Câncer. Nestes casos, os médicos podem utilizar a quimioterapia paliativa para prevenir complicações, incluindo bloqueios intestinais e hemorragias.

Tratamentos de cólon adicionais

Em casos de câncer de cólon, os médico podem usar radioterapia para oferecer um tratamento paliativo, de acordo com o INC.

Tratamentos retais adicionais

Em casos de câncer retal, a SAC cita métodos paliativos adicionais que incluem radioterapia, cirurgia, destruição de tumores a laser e uso de uma prótese endovascular retal para manter o reto aberto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...