×
Loading ...

Como a raiz do gengibre se reproduz?

O gengibre é usado como tempero na cozinha asiática (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

As raízes do gengibre são rizomas

O gengibre é uma planta com grandes raízes segmentadas, populares como tempero, especialmente na cozinha asiática. Seu sabor é muito forte, podendo prevalecer até mesmo em pequenas quantidades; geralmente é cozido ou preparado em conserva para altarar ou reduzir a força do seu sabor. Embora essas plantas produzam brotos que sobem para a superfície da terra, o termo gengibre se tornou sinônimo de raiz. A raiz do gengibre é um tipo especializado de caule subterrâneo chamado rizoma, que permite à planta a reprodução assexuada.

Loading...

Sobre rizomas

Os rizomas são caules de plantas horizontais geralmente carnudos e inchados, e normalmente crescem no subsolo. Suas porções espessadas , que armazenam nutrientes, são conhecidas como tubérculos, embora estes também possam ser as porções grossas dos estolhos, uma estrutura que lhe é semelhante. (As batatas são tubérculos formados a partir de estolhos, e não rizomas). Os rizomas do gengibre espalham-se no subsolo produzindo mudas conectadas ao sistema radicular da planta original. Estas novas mudas podem brotar e emitir mais rizomas, criando uma grande estrutura entrelaçada de plantas geneticamente idênticas. Os rizomas do gengibre podem se espalhar subterraneamente até o ponto em que um único pedaço da planta conectado pode pesar mais de 10 kg.

Dividindo gengibre

Embora o gengibre plantado se espalhe horizontalmente por meio dos rizomas, em geral a planta também é propagada por seres humanos. Desde que um pedaço saudável e grande o suficiente de um rizoma seja dividido, a planta continuará a viver e a criar novos brotos, quando transplantada. Com o emprego desse método, um único agregado de gengibre pode ser utilizado para produzir muitos outros, com o tempo. A divisão de rizomas geralmente resulta em mais produção de biomassa com o passar do tempo, uma vez que várias plantas menores de gengibre terão mais espaço para se espalhar do que uma grande.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...