Remédios caseiros para aliviar dores em cachorros
german shepherd image by Olga Drozdova from Fotolia.com
Cachorros de todas as idades podem desenvolver doenças que causam dores, em alguns casos, bastante severas. Além disso, uma lesão pode, muitas vezes, deixar o animal com uma artrite permanente. A displasia coxofemoral canina, que é a má formação das articulações do quadril, pode, nos casos mais graves, causar artrite ou até mesmo uma claudicação debilitante. Caso seu cão esteja sofrendo com dores, independentemente da idade, existem remédios caseiros para aliviar a dor que são seguros e tão eficientes quanto medicamentos convencionais.
Erva de São João
hypericum herb yellow flowers image by Maria Brzostowska from Fotolia.com
De acordo com o site natural-dog-health-remedies.com, a erva de São João reduz a dor e, ao mesmo tempo, acelera o processo de cura da enfermidade. Se o cachorro estiver com dores causadas por doenças e lesões nas articulações, nervos ou músculos, a erva de São João pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias em diversas formas de apresentação, como óleo para infusão, tintura e pomada. A erva não é perigosa, mas em alguns casos muito raros, cães podem desenvolver erupções cutâneas fotossensíveis.
Matricária
Camomille flowers image by Katya Smolina from Fotolia.com
O Centro de Medicina da Universidade de Maryland (UMMC) afirma que a matricária tem sido usada na medicina popular europeia por muito séculos como um remédio para dor de cabeça, artrite e febre. A planta pode ser benéfica para cachorros com artrite crônica; assim, quando for dar a erva ao animal para aliviar dores, as formas de apresentação adequadas são chá ou tintura.
Arnica
yellow chamomile flowers image by Alexander Potapov from Fotolia.com
A arnica vem sendo usada desde 1500 para reduzir inflamações, aliviar dores musculares e curar feridas, sendo aplicada principalmente em entorses e contusões. Quando utilizada como um remédio homeopático, ela pode ser útil para amenizar dores agudas causadas por lesões. Cachorros com dores severas decorrentes de lesões traumáticas normalmente são inquietos e não gostam de ser tocados. Se este for o caso com o seu cão, consulte um veterinário antes de prosseguir com o uso de qualquer remédio caseiro.