Animais que cavam buracos para ter seus filhotes
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Muitos animais pequenos escolhem ter seus filhotes em um ambiente particular e seguro, como um buraco no chão. Esses buracos fornecem locais seguros para o nascimento e cuidado dos filhotes, assim como locais longe de predadores como pássaros e animais maiores. Alguns cavam os buracos por si mesmos, enquanto outros usam os buracos cavados por outros animais em sua vantagem.
Coelhos
Os coelhos que vivem na natureza muitas vezes cavam um buraco no chão para dar à luz e cuidar de seus filhotes. Esses buracos são chamados de tocas e podem ser em qualquer lugar que o coelho sinta que é seguro, incluindo o seu quintal. Após os filhotes terem nascido, a mãe voltará duas ou três vezes por dia para alimentá-los e cuidar deles. Se você estiver preocupado, achando que os coelhos precisam de ajuda, preste atenção na palha e nos galhos ao redor da toca. Se ela estiver descoberta, provavelmente a mãe logo voltará com alimento. Se a toca estiver coberta por vários dias, é hora de intervir e cuidar dos coelhos.
Texugos
Entre março e maio, os texugos dão à luz de dois a cinco filhotes onde eles imaginam que seja um local seguro. Pode ser uma toca criada para essa finalidade ou um túnel ou buraco escuro no chão em uma área quieta e escura. Os filhotes ficarão nesse ponto por vários meses até que sejam grandes e fortes o suficiente para deixarem a toca e sobreviverem na natureza sozinhos.
Marmota
As marmotas são mamíferos conhecidos por cavarem buracos, e podem remover até 318 kg de solo de um local. Devido sua natureza escavadora, elas geralmente dão à luz e cuidam de seus filhotes em um dos vários buracos que cavam. As marmotas fazem esses buracos, chamados de ninhos, em locais secos e geralmente perto de colinas ou morros.
Gambás e guaxinins
Gambás e guaxinins adoram o abrigo e proteção de buracos no chão para dar à luz seus bebês, mas não são escavadores naturais. Por isso, geralmente eles procuram abrigo nos buracos já cavados por marmotas. Esses ninhos geralmente são maiores e em áreas mais seguras, fornecendo um local aquecido para que gambás e guaxinins deem à luz com segurança.
Referências
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images