Como reabilitar um fêmur quebrado

••• mobile walker 1. image by mdb from Fotolia.com

O fêmur é o osso mais forte no corpo, portanto, não é fácil de quebrar. Mas um acidente de carro ou uma queda pode fazê-lo — assim como o esforço repetitivo de certos tipos de esportes. Corrigir a ruptura desse exige a ajuda de um cirurgião. Voltar ao normal envolve cuidado, exercícios e paciência.

Passo 1

Ouça o seu médico. Ele vai lhe dizer que tipo de cirurgia será necessário para consertar e estabilizar o osso e quanto peso você vai poder colocar na perna enquanto você se recuperar. Seguir suas ordens permitirá aumentar significativamente as suas chances de se recuperar completamente.

Passo 2

Comece a andar. A maioria dos pacientes é incentivada a andar dentro de 24 horas após a cirurgia de fêmur, desde que a lesão tenha sido estabilizada com êxito. Use o andador ou muletas que o hospital recomenda e apoie na perna apenas a quantidade de peso que o médico permitir. Lembre-se, ficar em pé em ambas as pernas significa que seu fêmur lesionado está suportando 50% do seu peso.

Passo 3

Alongue e se exercite. Você terá que fazer exercícios de fisioterapia para reabilitar a perna com o fêmur quebrado para sua gama completa de movimento e reconstruir os músculos, que estarão enfraquecidos devido à cirurgia e inatividade. Enquanto estiver deitado na cama, teste delicadamente os limites da perna lesada flexionando o pé e o joelho. Enquanto descansa, tente alongar ou esticar ligeiramente a perna lesionada para impedir o encurtamento dos tendões e eleve-a sobre travesseiros para ajudar a reduzir o inchaço do joelho e do tornozelo.

Passo 4

Aqueça e esfrie-a. Bolsas aquecíveis e bolsas terapêuticas de gelo (gelo ou verduras congeladas em uma bolsa fechada com zíper funcionarão igualmente) podem ajudar a aliviar dores musculares e inchaço na área de seu fêmur quebrado. Use a temperatura que te alivie mais. Para reduzir o inchaço, alterna-se quente e frio em intervalos de 20 minutos. Tente combinações de calor e frio, com a bolsa quente no interior da perna e uma fria envolvida em torno de seu tornozelo.

Passo 5

Reconstrua sua força. Quando o médico diz que seus raios-x mostram que você já está curado, você vai querer começar realmente um programa de exercício, mas vá com cuidado com a perna lesionada. Use uma bengala para tirar algum peso fora da perna conforme você anda. Use uma faixa elástica de exercício, conforme instruído pelo seu fisioterapeuta, para proporcionar mais resistência quando você alongar. Caminhar na água na altura da cintura é um exercício de reconstrução de força suave e completo para a reabilitação do fêmur quebrado.

Passo 6

Seja paciente. Espere até que seu médico diga que é seguro antes de retornar a suas atividades anteriores ou esportes. Reparar um fêmur quebrado é uma cirurgia de grande porte e muitos pacientes requerem meses de atividade limitada e fisioterapia antes de voltarem ao normal. Não se arrisque a ter danos permanentes tentando fazer muito coisa muito cedo.

Mais recentes

×