Muitos donos ficam preocupados quando seus cães são picados por escorpiões. Dependendo do tipo do escorpião e do veneno, uma picada pode representar risco de morte. Se você não presenciar o acontecimento, poderá notar o ferrão que ficará na pele de seu cão. Se ele foi picado por um escorpião, é preciso tratar imediatamente.
Passo 1
Avalie os sintomas do cão. Cachorros picados por escorpiões podem apresentar salivamento, fadiga e tremores nos músculos. Se ele demonstrar qualquer um desses sintomas, contate um veterinário imediatamente.
Passo 2
Remova o ferrão da pele do cachorro. Se o ferrão estiver visível, remova-o com cuidado. Como os cães são intuitivos e podem perceber nossas emoções, é importante permanecer calmo. Pedir a alguém que segure seu cachorro enquanto remove o ferrão ajuda bastante.
Passo 3
Peça ao veterinário que dê algo para tratar a dor. Uma picada de escorpião pode ser muito dolorosa. Solicite que forneça um analgésico. Isso também pode ajudar a mantê-lo calmo.
Passo 4
Dê ao cão fluidos intravenosos. Isso é importante para dar suporte à sua plena recuperação. Peça a quem estiver dando cuidados médicos ao seu animal que forneça-os imediatamente.
Passo 5
Pode ser necessário controlar os tremores musculares. Se seu cão estiver sofrendo tremores intensos, seu veterinário pode dar uma medicação para reduzir esses sintomas.
Mais recentes
- Minimize o contato do seu cachorro com escorpiões. Observá-lo de perto pode reduzir os riscos de contato com a ameaça. Prenda o cão em uma guia quando ele sair para passear ou fazer as necessidades. Isso assegurará que ele não se aventure em uma situação problemática.
- Chame socorro se houver um problema com escorpiões na região onde mora. Em alguns lugares, os escorpiões são parte natural do ambiente. Contudo não parecerão tão naturais se começarem a aparecer na sua casa.
- Dog image by Lea Petrasova from Fotolia.com