Como recuperar uma planta de babosa que está com as folhas morrendo

••• Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images

Existem mais de 250 espécies da planta babosa em todo o mundo, muitas delas sendo nativas da África. Elas variam de tamanho, desde pequenas que não crescem mais do que 2,5 cm a plantas enormes com vários metros de diâmetro. A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta semitropical e muitas possuem propriedades medicinais. Algumas babosas mais velhas podem florescer, e nesse caso elas produzem hastes altas com flores vermelhas rosadas nas pontas. Se as folhas de sua aloe vera estiverem morrendo, podem existir diversos motivos, mas com um pouco de cuidado e paciência, a planta pode ser salva.

Passo 1

Mude o local da sua babosa. Ela deve estar em local de luz solar indireta ou filtrada. A luz direta fará as folhas ficarem marrons.

Passo 2

Restrinja o número de vezes que você rega a planta. A babosa é uma suculenta e possui reserva de água nas folhas, podendo ficar um longo período sem água. Se as folhas estiverem ficando marrons e amolecidas, você deve ter regado demais demais. Permita que o solo seque completamente e depois molhe suavemente. Deixe a terra secar sempre antes de regar novamente.

Passo 3

Se as folhas na sua babosa estiverem marrons e amolecidas, é possível replantá-la em uma mistura de terra com maior drenagem. A melhor terra para plantio é a mistura comercial para cactus e suculentas. Se você não conseguir encontrá-la, pode fazer a mistura de seis partes de perlita e quatro partes de composto comum para plantio.

Passo 4

Se as folhas morrendo estiverem enrugadas, marrons e torcidas, significa que a planta não está obtendo água suficiente e está usando a reserva própria. Regue a babosa até a terra ficar úmida e continue molhando levemente até as folhas ficarem esticadas novamente. Quaisquer folhas danificadas que persistirem dessa forma devem ser cuidadosamente removidas.

Mais recentes

×