Como regenerar a bainha de mielina

A mielina é uma substância gordurosa que acelera a transmissão nervosa no cérebro

blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com

Se você sofre com uma condição como esclerose múltipla que danifica a bainha de mielina que protege suas fibras nervosas, você irá gostar de saber que existem formas de reparar o dano. Normalmente, o corpo consegue reparar os danos sofridos pela bainha de mielina, porém se ocorrer cicatrização a regeneração pode ser dificultada. Diferentes abordagens envolvendo tratamentos nutricionais e nutracêuticos podem ajudar no reparo e regeneração da mielina e na prevenção da cicatrização.

Step 1

Grãos são uma rica fonte de ácido fólico na dieta

grains image by Jean-Michel POUGET from Fotolia.com

Tome suplementos de ácido fólico e vitamina B12. Essas duas vitaminas são necessárias ao corpo para proteção do sistema nervoso e para o reparo apropriado das bainhas de mielina. Em um estudo publicado na revista russa "Vrachebnoe Delo" em 1990, os pesquisadores encontraram que pacientes portadores de esclerose múltipla que foram tratados com ácido fólico melhoraram significativamente os sintomas e o reparo da mielina. O ácido fólico e a vitamina B12 podem ajudar a prevenir e reparar o dano.

Step 2

Chá verde contém substâncias anti-inflamatórias naturais

green tea image by Ragne Kabanova from Fotolia.com

Reduza a inflamação no corpo para proteger as bainhas de mielina. Terapia anti-inflamatória é atualmente a base do tratamento de esclerose múltipla e, além do tratamento medico prescrito, os pacientes podem também explorar anti-inflamatórios nutricionais e ervas. Os anti-inflamatórios naturais incluem ácidos graxos essenciais, vitamina C, vitamina D, chá verde, garra do diabo, salgueiro brando e boswellia.

Step 3

A azeitona é uma rica fonte de óleos saudáveis, como o ácido oleico

Olive image by Marco from Fotolia.com

Consuma ácidos graxos essenciais todo dia. A bainha de mielina é composta primariamente de um ácido graxo chamado ácido oleico, um ômega-6 encontrado em peixes, azeitonas, frango, nozes e sementes. Em adição, o consumo de peixes de profundidade fornecerá boas quantidade de ácidos graxos de ômega-3 para melhorar o humor, a aprendizagem, a memória e a saúde mental. Os ácidos graxos de ômega-3 reduzem a inflamação no corpo e ajuda a proteger as bainhas de mielina.

Step 4

O óleo de fígado de bacalhau é uma excelente fonte de vitamina A, vitamina D e ácidos graxos essenciais

cod liver oil capsules image by Flashon Studio from Fotolia.com

Cuide do sistema imune. A inflamação que causa o dano à bainha de mielina é causada por células do sistema imune e por doenças autoimunes no corpo. Os nutrientes para sustentar o sistema imune incluem vitamina C, zinco, vitamina A, vitamina D e o complexo B. Em um estudo publicado no "The Journal of the American Medical Association" em 2006, a vitamina D se mostrou capaz de reduzir significativamente o risco de desmielinação e de esclerose múltipla.

eHow Brasil
×