Utensílios culinários da era medieval
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Em tempos medievais, as classes mais baixas viviam em pequenas cabanas, enquanto as classes superiores viviam em grandes casas ou castelos. Essas casas e castelos tinham cozinhas grandes equipadas com muitos servos, e também despensas, copas, uma manteigueira e uma adega (sala para armazenagem de mercadorias engarrafadas). A culinária medieval dependia de longas horas de trabalho manual e a maioria dos utensílios de cozinha eram parecidos com o que temos hoje.
Cozimento em fogueiras
Uma fogueira era utilizada para cozinhar a maioria da comida durante os tempos medievais, tanto na cozinha de uma casa rica quanto na cabana de uma família pobre. Enquanto as famílias de classes baixas cozinhavam em uma fogueira dentro de suas cabanas, muitas das cozinhas que pertenciam às classes altas eram separadas do prédio central para prevenir a propagação do fogo. As cozinhas dos castelos eram geralmente localizadas no térreo. Entre os métodos típicos utilizados para o cozimento em uma fogueira estavam cozinhar sobre a brasa, assar, ferver, defumar e fritar.
A culinária das classes baixas
A dieta das classes pobres consistia de pão preto e grãos, queijo, guisados e sopas feitas de tubérculos e legumes, e peixe ocasionalmente. Uma chaleira ou panela era suspensa sobre o fogo para cozinhar esses ensopados. Uma frigideira ou panela era usada para cozinhar ovos, e a casa deveria ter algumas tigelas de madeira, algumas colheres e uma faca. Pratos como pães e massas eram feitos diretos sobre o fogo, enrolados em argila. Alternativamente, os ingredientes eram feitos e levados para serem assados pelo padeiro local.
A cozinha das classes altas
Como nas casas pobres, nas cozinhas das classes altas, sopas e guisados eram feitos em uma fogueira. Mas ao invés de uma simples chaleira, eram utilizados panelas grandes colocadas diretamente sobre o fogo. Essas panelas eram feitas de ferro, bronze, cobre ou argila. Ferros ou espetos de madeira eram usados para assar animais sobre o fogo. Um forno autônomo, separado do fogão, era utilizado para fazer pão e pastéis. Os fogões geralmente eram bancos de pedra compridos, com recipientes profundos em sua estrutura. A cozinha possuía também uma grande seleção de facas para cortar e preparar a carne. Conchas, peneiras e garfos de carne eram comumente utilizados na cozinha, mesmo que os garfos ainda não fossem utilizados na mesa nesse tempo. Um pilão era utilizado para moer ervas e especiarias.
Banquetes
Os banquetes eram grandes ocasiões no grande salão, onde uma grande variedade de carnes assadas, aves e pratos com peixe eram servidos. Eles eram servidos com variedades de molho, juntamente com guisados, bolos e pratos doces decorados. As pessoas que estavam na mesa alta do castelo comiam com pratos de prata, enquanto os outros utilizavam um trincho para segurar a comida. Isso era um pão amanhecido, amassado no formato de uma tigela. Ele não era comido, por causa da velhice do pão. Facas de prata e garfos para carne eram utilizados pelos servos para cortar e servir a carne.
Referências
Sobre o Autor
Based in England, Tami Mason writes for Local.com and various other websites. Mason has worked as a proofreader and copy editor since 2007 and is a trained interior designer who also specializes in art history, art and crafts.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images