Como reivindicar a posse de um carro abandonado

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Então você notou um carro parado na calçada, e você não se lembra de jamais ter visto alguém dirigindo-o. Você começa a pensar que talvez você possa colocar suas mãos naquele carro, se realmente não tiver dono. Reivindicar posse de um carro abandonado já foi feito antes, e você pode fazê-lo, desde que seja de acordo com a lei. Há dois caminhos comuns, e algumas armadilhas que você deve evitar ao reivindicar a posse.

Reivindicado posse ao contatar o proprietário

Passo 1

Vá para o Detran e reporte o carro abandonado. Diga a placa do veículo ou o número de identificação (VIN), que você pode encontrar na porção inferior do para-brisa.

Passo 2

Contate o proprietário do carro abandonado, uma vez que o Detran descubra quem é o titular do veículo. Pergunte ao proprietário se você pode comprar, ou se ele pode vender o título de posse. Dê seu endereço para que ele mande o título. Quando falar com o dono, diga que o carro será guinchado, com as despesas pagas por ele. Isso irá motivá-lo a enviar o título, para que você tome conta do veículo.

Passo 3

Assine o título do veículo. Uma vez que você faça isso, ele é seu.

Reivindicando posse por oferta

Passo 1

Vá até o Detran local e reporte o veículo abandonado. Diga o número de placa ou o VIN do carro. Pergunte se ele pode rastrear o dono do veículo, para que você possa tomar posse dele.

Passo 2

Observe atentamente o carro, se o Detran não puder entrar em contato com o proprietário. Há grandes chances do carro ser guinchado e a companhia de guincho faz um leilão e vende ao maior preço.

Passo 3

Faça o lance e compre o carro. Uma vez que você assine o título do carro, é seu.

Mais recentes

×