×
Loading ...

Remédios caseiros para perda de olfato e paladar

Algumas pessoas têm perda de olfato e paladar como parte do processo de envelhecimento, mas há outros problemas de saúde que também podem causar esses sintomas. Você deve investigar a perda de ambos os sentidos em uma consulta médica, ma,s nesse meio tempo, teste alguns remédios caseiros.

Mulher cheirando flor (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Pare de fumar

O tabagismo resseca as passagens nasais, e essas se tornam ainda mais secas com o tempo, reduzindo a habilidade de cheirar. Como o olfato é um dos mais importantes fatores do sabor, o paladar é diminuído também. Pare de fumar ou reduza o número de cigarros diários. Talvez seja percebida uma melhora no funcionamento dos dois sentidos.

Loading...
Pare de fumar (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Tome suplemento de zinco

A deficiência em zinco está associada à perda de olfato e paladar, portanto, adicionar uma suplementação dessa substância pode eliminar o problema. O dr. Laurent Chaix, naturopata, citado no Doctor's Book of Home Remedies, publicado pelos editores da Prevention Magazine, recomenda a ingestão de zinco ou de suplementos multivitamínicos que contenham, pelo menos, 15 mg de zinco todos os dias. Dentre os sintomas da deficiência em zinco, estão pontos brancos ou sulcos horizontais profundos nas unhas, perda de cabelo e lentidão no processo de cura.

Pílulas de zinco (Julien Grondin/iStock/Getty Images)

Examine a sua medicação

Vários medicamentos prescritos podem afetar seu paladar e olfato. Dentre eles, estão remédios para o Mal de Parkinson, bloqueadores dos canais de cálcio, medicação contra asma bronquial crônica, adrenocorticoides contra alergias nasais, remédios psiquiátricos, como o Prozac e o lítio, bem como remédios populares, como aspirina e a pseudoefedrina. Pode não ser possível descontinuar o uso, mas o médico pode ter algumas alternativas, especialmente se a perda de cheiro e sabor forem graves o bastante para afetarem seu apetite. Pergunte ao médico sobre alternativas a medicações populares que possam afetar os sentidos em questão.

Examine a sua medicação (Brian Chase/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...