Alimentos que prejudicam e ajudam com a rosácea

A alimentação correta pode ajudar a diminuir os sintomas da rosácea

Visage/Stockbyte/Getty Images

Rosácea é o termo médico para uma síndrome de origem desconhecida, que afeta principalmente a pele do rosto. Os sintomas mais comuns da rosácea incluem vermelhidão, pústulas e manchas de pele seca e descamada. Embora não haja atualmente nenhuma cura para a rosácea, alguns alimentos parecem desencadear a rosácea, enquanto outros podem aliviar seus sintomas.

Alimentos que devem ser evitados

Enquanto planeja sua dieta, elimine ou reduza os alimentos que causam vasodilatação, o aumento do fluxo de sangue para o rosto e pescoço. Bebidas alcoólicas, bebidas quentes, como café ou cacau, pimenta, pimentão, frutas cítricas, tomate e suco de tomate, queijo e chocolate são alguns dos alimentos prejudiciais mais comuns. No entanto, cada pessoa é diferente. Você pode ter vermelhidão em reação a vários outros alimentos, incluindo o molho de soja, baunilha, mostarda e abacate. Preste atenção no que você come e mantenha um diário alimentar para controlar os alimentos que fazem a rosácea piorar.

Alimentos que devem ser comidos

Os alimentos que fazem os vasos sanguíneos se contraírem, reduzindo a quantidade de fluxo de sangue para seu rosto e pescoço, são úteis no controle dos sintomas da rosácea. Para isso, adicione mirtilo, cerejas e amoras à sua dieta diária. Além disso, opte por carboidratos mais complexos, como batatas assadas, feijão e maçãs ao invés de carboidratos simples como doces açucarados. A fibra alimentar fornecida por carboidratos complexos retarda o processo digestivo e evita um afluxo súbito de açúcar em sua corrente sanguínea. Comer carboidratos simples leva ao aumento do açúcar no sangue e à dilatação rápida dos vasos sanguíneos que fazem seu rosto avermelhar.

Coma carne com moderação e dê preferência aos peixes e aves ao invés de carne de vaca ou porco, que contêm gorduras que podem contribuir para a inflamação da pele. Incorpore alimentos que contêm ômega 3, eles podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão da rosácea. O ômega 3 pode ser encontrados em nozes, sementes de linhaça, tofu, salmão, vieiras, pargo, atum, bacalhau e feijão. Para melhores resultados, coma pelo menos um destes alimentos a cada dia: escolha o peixe para o almoço, use óleo de linhaça na salada ou coloque um punhado de nozes na aveia pela manhã.

Preparação da comida

Em geral, para pessoas que sofrem de rosácea, os alimentos cozidos são melhores do que alimentos crus, pois os cozidos são mais fáceis de serem digeridos. Não consuma alimentos ou bebidas mais quentes que a temperatura ambiente. Se não conseguir esperar até a comida esfriar, coloque o prato na geladeira ou no freezer por alguns minutos até que o centro do prato esteja morno, mas não quente.

eHow Brasil
×