Meu rosto fica quente e vermelho após as refeições
ULTRA F/Photodisc/Getty Images
Os alimentos e bebidas quentes enchem a barriga de calor, mas também podem deixar o rosto vermelho. O rubor facial acontece quando os vasos sanguíneos perto da superfície da pele se dilatam. Por vezes, o rubor é acompanhado por uma sensação de calor na face, seguido por transpiração. Alguns medicamentos e ansiedade social podem causar rubor, mas muitas vezes o causador é o que você come.
Comida
Alguns alimentos que comumente causam rubor facial depois de seu consumo incluem alimentos picantes feitos com pimentas, gengibre, curry em pó, e, por vezes, grandes quantidades de alho e cebola. Por seu alto teor calórico, alimentos ricos em carboidratos também podem ser culpados porque podem tomar uma grande quantidade de energia para queimar e elevar os níveis de açúcar no sangue, resultando em vasos sanguíneos dilatados e um rosto vermelho. Estes alimentos incluem guloseimas, massas e pães que contêm farinha branca refinada.
Bebidas
Alguns dilatadores vasculares conhecidos incluem bebidas quentes com cafeína, como café, chá e chocolate quente. Verifique se o seu chá de ervas ou bebida energética contém kava, o que pode causar rubor. Excessivamente açucarados, refrigerantes com cafeína também podem induzir o rubor facial. Evite a vermelhidão deixando as bebidas quentes esfriarem um pouco antes do consumo. As histaminas e tiraminas em bebidas alcoólicas fermentadas, como cerveja, vinho e xerez, também são incitadores notórios de rostos quentes e vermelhos, especialmente nas bochechas e no nariz. No entanto, todas as bebidas alcoólicas podem dilatar os vasos sanguíneos faciais.
Alergias à comida
Se o seu rosto fica vermelho após beber refrigerantes ou comer alimentos que contenham aspartame, você pode ser sensível a este substituto do açúcar. Outros aditivos alimentares que podem desencadear a reação alérgica de rubor incluem o realçador de sabor glutamato monossódico e os conservantes nitrato de sódio e sulfitos. Os sulfitos ocorrem naturalmente em alguns alimentos e são um subproduto do processo de fermentação de cerveja e vinho, mas podem ser adicionados para impedir o crescimento de fungos e para aumentar a crocância. Preste atenção a embalagens e rótulos para ver se sulfitos e nitratos de sódio são mencionados, especialmente em carnes defumadas ou conservados, camarão congelado, sobremesas, frituras e molhos para saladas e molhos engarrafados.
Bebidas e alimentos refrescantes
Alterne o consumo de bebidas com cafeína com variedades de café descafeinado ou chás de ervas. O chamado álcool "verde", como vodka e gin, pode reduzir a vermelhidão do rosto, especialmente se consumido com água ou com adição de pouco ou nenhum açúcar. Lembre-se que todo álcool pode induzir à vermelhidão. Alguns alimentos refrescantes incluem alface e espinafre, melão, amoras, mirtilos e cerejas. Hortelã, capim-limão, estragão, alecrim e tomilho são consideradas ervas refrescantes.
Referências
Sobre o Autor
Jayne Blanchard's work as a journalist and editor has appeared in "The Washington Post," "Psychology Today," "Brides," "Newsday," "USA Today," "Cosmopolitan," "ADAM," "Style" magazine and myriad other publications. In addition to writing about health, travel and women's issues, she has also worked as a movie reviewer and theater critic and holds a Bachelor of Arts in English from the College of Notre Dame of Maryland.
Créditos Fotográficos
ULTRA F/Photodisc/Getty Images