O que são os amaciantes químicos de carne?
Image by Flickr.com, courtesy of Cayobo
Os cortes de carne mais duros e baratos podem ficar mais gostosos usando um amaciante. Há duas maneiras para amaciar a carne: bater nela com um martelo de carne ou tratá-la com um amaciante químico enzimático natural.
Fontes de amaciantes de carne
As substâncias amaciantes naturais de carne ou "enzimas proteases" são encontradas em frutas, como a papaína no mamão, bromelina no miolo do abacaxi, ficina no figo e actinidina no quiuí.
Por que a carne é dura?
O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada nos tecidos conjuntivos de animais, que confere resistência, tornando carne dura.
Como os amaciantes funcionam
Os amaciantes de carne atacam o colágeno através de prótons específicos em sua composição química. De acordo com o site de busca WordNet da Universidade de Princeton, as enzimas catalisam a separação de proteínas em frações menores de peptídeos e aminoácidos.
Usando amaciantes químicos
Siga as instruções da embalagem do amaciante, prestando muita atenção ao tempo necessário. Faça furos na carne com um garfo de dentes longos para permitir que as enzimas atinjam a parte interna dela.
Alertas
Deixar um amaciante químico agindo na carne por muito tempo pode deixá-la muito mole ou esponjosa. O Centro Médico da Universidade de Maryland afirma que a bromelaína não deve ser utilizada em alimentos que serão servidos para pessoas alérgicas a abacaxi. Ela também aumenta a atividade de certos medicamentos e pode causar problemas para pessoas hipertensas ou que tomem anticoagulantes.
Referências
Sobre o Autor
Vincent Summers received his Bachelor of Science degree in chemistry from Drexel University in 1973. He furthered his education through the University of Virginia's Citizen Scholar Program program, taking many courses in organic and quantum chemistry. He has written technical articles since 2010.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Cayobo