×
Loading ...

Como remover amassados de um vestido de seda e lã

As misturas de seda e lã são tecidos luxuosos que requerem cuidado especial. A etiqueta de cuidados do seu vestido de seda e lã pode informar "lavar apenas a seco", o que pode manter a peça nova por mais tempo. Entre as lavagens a seco, pressionar alguns locais ou usar vapor pode eliminar rugas e amassados e manter a peça lisa. Para proteger esse tecido delicado, não passe a ferro o vestido como faria com uma camiseta de algodão, mas sim pressione e use um tecido protetor. Como alternativa, você pode remover amassados com segurança ao usar vapor.

Instruções

Pressione um vestido de seda e lã em vez de passá-lo a ferro quente (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

    Pressionando

  1. Ponha o ferro em temperatura para seda -- em geral é a média a baixa -- e monte a tábua de passar. Desative o vapor do ferro.

    Loading...
  2. Coloque o vestido na tábua de passar de forma que a área amassada fique esticada na parte de cima.

  3. Coloque o tecido protetor sobre a área amassada. Qualquer tecido liso de algodão serve, como um pedaço de lençol velho ou um lenço comum. Você pode comprar tecido protetor para passar a ferro em lojas de tecido.

  4. Coloque o ferro em cima do tecido protetor e pressione a roupa em vez de passá-la normalmente. Pressionar é levantar o ferro e depois apertá-lo para baixo em vez de passar de um lado ao outro no tecido. Continue pressionando até o amassado sair.

    Vapor

  1. Coloque o vestido em um cabide. Pendure-o no banheiro, longe do chuveiro. Abra o chuveiro na temperatura quente e deixe a água correr por alguns minutos, com a porta do banheiro fechada. O vapor da água irá diminuir o amassado.

  2. Use um vaporizador de roupas. Esses aparelhos possuem aberturas que emitem um jato contínuo de vapor. Direcione o vapor por todo o comprimento da roupa, em especial nas áreas amassadas. Mantenha a abertura a pelo menos 2,5 ou 5 cm longe do tecido e mova constantemente, nunca deixando a abertura tocar o vestido.

  3. Simule um vaporizador de roupas usando um ferro e um tecido. Cubra a superfície do ferro com um tecido de algodão úmido. Segure a superfície coberta com o pano perto do vestido sem tocar até as rugas saírem.

Loading...

Dicas

  • Após usá-lo, pendure o vestido em um cabide. As rugas mais suaves com frequência se desfazem.
  • Se você não conseguir remover os amassados, leve a uma lavanderia e peça pelo serviço de pressionar o tecido, que pode estar disponível por uma taxa.

Aviso

  • Para evitar danos ao tecido, não deixe o ferro na roupa por mais do que alguns segundos, e nunca deixe o ferro sozinho, sem atenção.
  • Tenha cuidado ao usar o vaporizador. O vapor que sai da abertura é extremamente quente e causa queimaduras.

O que você precisa

  • Ferro
  • Tábua de passar
  • Tecido protetor
  • Cabide
  • Vaporizador

Referências

Loading ...
Loading ...